A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Concórdia, segue buscando alternativas para futuramente definir o novo local de sua sede. Atualmente localizada no bairro Vista Alegre, a sede está apresentando a necessidade de adequações de acessibilidade em conformidade com a legislação vigente.
Uma das alternativas analisadas pela direção da entidade seria o terreno onde está o CASEP, no bairro Fragosos, que no momento está desativado desde outubro do ano passado. Conforme a presidente, Janete Peccini, um documento foi enviado ao Governo do Estado solicitando que a APAE utilizasse o terreno realizar parte das suas atividades.
Outra possibilidade analisada pela instituição e teria sido oferecido pela Prefeitura de Concórdia, seria o local onde deveria ser o Abrigo de Animais, em Fragosos, mas segundo a presidente da APAE, o local por si só não seria suficiente, por este motivo foi solicitado ao estado que também cedesse o espaço onde funcionava o centro de abrigo de menores infratores.
“Necessitamos de uma área de no mínimo 50 mil metros para atender as seguintes estruturas: garagem, estacionamento coberto, jardim sensorial, trilha, quadra de esportes, piscina para hidroterapia entre outras atividades”, relatou a presidente da APAE.
Vale ressaltar que a entidade também realiza a atividade de Equoterapia nas dependências do Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia.
Recentemente, a entidade foi beneficiada com uma emenda parlamentar de R$ 2 milhões do Deputado Estadual Neodi Sartetta para auxiliar na construção da nova sede.
Localizada na Rua Anita, atualmente a Associação atende 272 alunos e 30 estão na fila de espera aguardando vaga para atendimento. A APAE mantém a esperança de encontrar um novo espaço adequado, onde possa continuar a promover a inclusão e o cuidado das pessoas portadores de necessidades especiais.
|