O maratonista Severino Sozo, o Pé de Vento, trocou de idade no último domingo, no auge da sua plena expressão de 70 anos. "PÉ" é conhecido pelos colegas de maratona e amigos, totalizando mais de 100 troféus e medalhas conquistadas ao longo da carreira. Até o momento, são 30 anos de carreira como corredor, e sem se esquecer da família, sendo um chefe de família exemplar."
Severino começou a correr já aos 39 anos, quando a modalidade entrou em sua vida, após a queda de um ginásio, onde ele jogava futebol, veio abaixo após um temporal, e nisso o atletismo pintou para ele, que começou a prática da corrida para exercer atividade física.
Desde então, as corridas tornaram-se mais frequentes, com a participação em corridas rústicas (7,10,) e não parando por aí. Sua carga aumentou com as meias maratonas (21) km e as provas internacionais (42 km), sendo um dos representantes do país nessa modalidade, chegando a correr mega maratonas de (50 km).
A idade para Pé de Vento não condiz com a realidade, sempre esteja em cuidado com o seu corpo, fazendo alongamentos e buscando sempre auxílio médico para cuidados com a saúde e o calçado adequado para a prática da corrida.
Sua humildade e simplicidade fazem de Severino um homem de muitos amigos e pessoas, sempre o apoiaram na modalidade em busca de sempre realizar o melhor naquilo que desempenha.
Sua trajetória de vida e superação com o atletismo é um incentivo para os mais jovens o enxergarem como um exemplo a ser seguido. Mas, se engana quem pensa que Pé de Vento pensa em pendurar os tênis e aposentar-se. Ainda tem um sonho de um projeto social e esportivo para crianças no município que não depende somente de sua vontade, mas de recursos públicos e até de empresas para a concretização do sonho.
Severino, o “Pé de Vento” é casado e pai de três filhas e tem o apoio delas para conseguir os seus objetivos na vida pessoal e profissional, onde em casa é o principal exemplo e incentivo diário para todos. Ele que tem uma invejável galeria de troféus e medalhas conquistadas ao longo da sua vida esportiva. |