O governo de Santa Catarina entregou para a Prefeitura de Concórdia nesta semana a outorga preventiva que autoriza os serviços para construção da barragem de contenção de Cheias. A obra está estimada em mais de R$ 6 milhões de reais.
A barragem será construída acima da estrutura já existente e tem como função amortecer as cheias no Rio dos Queimados que corta o município. A obra vai auxiliar na redução das cheias na área central de Concórdia de acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde Ricardo Guidi, a ação vai ao encontro da determinação do governador Jorginho Mello de dar todo o apoio aos municípios em obras que visem a redução dos impactos negativos das cheias nas cidades Catarinenses.
A Obra
O projeto prevê uma nova barragem em estrutura de gabião com revestimento em concreto, com 14 metros de altura e capacidade de armazenamento de 124 mil metros cúbicos de água. O sistema de operação será automatizado. A barragem trará mais segurança à população e minimizará os prejuízos causados pelas enchentes. A obra é recomendada também pela EPAGRI, que desde 2017 tem uma parceria com a Administração Municipal, monitorando a bacia do Rio dos Queimados e na elaboração de estudos que indicaram uma nova barragem.
Atualmente, o município já tem uma barragem, localizada no bairro Parque de Exposições, acima da área central da cidade. A nova contenção será construída na parte superior da barragem já existente. A Administração Municipal realizou melhorias na barragem atual, mas estudos demonstram que devido a urbanização e também às mudanças climáticas, apenas um barramento não é suficiente para amortecer o impacto de inundações. |