O Grande Expediente da sessão desta quinta-feira (22) foi destinado para homenagear os 120 anos do Bairro Fragosos, através do Requerimento nº 53/2023, encaminhado pelos vereadores João Reitel (PL), Fábio Ferri (PL), Anderson Guzzatto (PL), Jaderson Miguel Prudente (PL) e Closmar Zagonel (MDB).
Estiveram presentes na sessão os moradores e representantes de entidades, a representante da Comissão da história para as comemorações dos 120 de Fragosos Nilvete Dalmaso Segala foi a responsável por apresentar o histórico do bairro.
A Coordenadora do Bairro Fragosos Loreci Lopes Do Amaral Plieski, agradeceu pela homenagem realizada e presenteou a Câmara de Vereadores com um quadro com a foto aérea de Fragosos.
Fragosos completa 120 anos (1904 – 2024) com uma relevante história para o município de Concórdia, sendo reconhecido por abrigar diversas empresas e instituições, e ser sede do CTG Fronteira da Querência.
Desde 2011, a comunidade passou a designar-se bairro Fragosos, através da lei nº 4385.
Diversas instituições fazem parte do bairro Fragosos, como o Esporte Clube Internacional de Fragosos fundado em 13/06/1962, e atuante nos campeonatos, principalmente interiorano e copa dos campeões. O Clube de mães Amigas de Fragosos, fundado em 1992 e hoje com um total de 18 integrantes, e o Grupo de idosos Estrela de Fragosos, fundado em 1995 e hoje com um total de 66 integrantes.
Estão instaladas no território compreendido pelo bairro Fragosos instituições importantes para o município, estado e a nível federal.
Em meados do século XX a ACCS se instalou na comunidade de Fragosos contribuindo muito para o desenvolvimento da região. A Associação Recanto dos Idosos foi constituída em 29 de junho de 2004, tendo como idealizadora a Sra. Lourdes Sette Zandavalli. O bairro ainda contempla o Casep, Centro e Internamento provisório, a NUTAC - Associação Regional de Técnicos Agrícolas, o IFC CONCÓRDIA, a FABET - Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte.
Um marco no bairro é o CTG - Fronteira da Querência, que foi inaugurado em 18 de dezembro de 1957 atendendo convite expedido pelos dirigentes do programa Roda de Chimarrão reuniram-se os tradicionalistas residentes em Concórdia afim de fundar o primeiro Centro de Tradições Gaúchas do município, sendo inclusive o primeiro a ser criado fora das fronteiras do Rio Grande do Sul.
No final da década de 60 e início da década de 70 pelas terras da comunidade de Fragosos foi construída a SC - 283, uma rodovia estadual que liga as cidades de Concórdia e Chapecó. Um importante marco para o desenvolvimento da região.
Ao longo das décadas que se passaram todos os moradores contribuíram e continuam a colaborar para que o bairro permaneça forte e organizado em suas instituições. |