No parlamento legislativo, o chefe do poder executivo é convidado a se apresentar como um dos oradores da noite e apresentar um breve resumo dos trabalhos. Ele espera contar com o apoio do legislativo para prosseguir com a aprovação de projetos e liberação de recursos para o próximo ano.
A Câmara Municipal de Vereadores, em Concórdia–SC, tem o presidente da casa como orador principal, abrindo a palavra e seguindo os temas da casa, ou solicitando os 10 primeiros minutos iniciais da sessão para fala do prefeito. Desde a eleição da nova mesa diretora em Concórdia, bilênio 22023/2024, não há a presença do chefe maior na casa, nem em sessões comemorativas de homenagens. Segundo assessoria da Prefeitura e da Câmara não houve convite oficial e sim deixando convite livre para se fazer presente nas sessões dentro do calendário legislativo.
Sabe quando foi última vez que um prefeito não esteve na abertura dos trabalhos da Câmara?
A Reportagem do Portal Tonoevento levantou que a última "falta" foi 1/02/2016 no governo do PT, Girardi/Santhier, onde o prefeito não compareceu, pois estava em compromissos na capital do estado e seu vice Neuri Santhier o representou na fala naquela segunda. Em contato com assessores e vereadores que estiveram no último ano de legislatura, o prefeito Girardi compareceu semanas depois a pedido do executivo para explanar sobre diversos assuntos e o chefe do executivo esteve dentro do calendário de sessões.
|