NOTÍCIAS
GALERIAS
MURAL DE RECADOS
PARCEIROS
ANUNCIE NO SITE
BANDAS E DJ's
RÁDIOS
Cadastre-se e fique por
dentro das novidades.
Nome:
Email:
Cadastrar
Descadastrar
 
Buscar:
02/02/2024
|
​Secretaria de Saúde confirma que paciente com dengue não foi contaminado em Concórdia


A secretária de saúde de Concórdia, Leide Mara Bender, confirmou em entrevista a Rádio Rural, na manhã desta quinta-feira (01), que o segundo caso de dengue deste ano no município foi mesmo importado. Esta possibilidade existia, já que o idoso, de 63 anos, havia viajado para outra região do Estado com casos da doença. O morador reside no centro de Concórdia onde as agentes de endemias da secretaria de saúde fizeram verificações para avaliar se existem focos do mosquito Aedes Aegypti. O idoso não precisou ser internado e fez o tratamento médico em sua residência.

Conforme Leide Mara Bender, outra constatação é que o paciente foi contaminado com o subtipo 2 da doença. Esta é a primeira vez que a subtipagem é confirmada em um paciente em Concórdia. O vírus tem quatro sorotipos conhecidos, que vão de 1 a 4.

Na última semana, uma mulher, moradora do bairro das Nações foi diagnosticada com dengue, sendo o primeiro caso confirmado da doença no município.

A secretária lembrou que além dos cuidados básicos, como evitar água parada e manter a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água é essencial o uso de repelentes para evitar a picada do mosquito e, principalmente, pela pessoa já infectada ou com suspeita da doença, pois assim é possível evitar que outros mosquitos ao picarem o indivíduo sejam contaminados e transmitam a mais pessoas.

Também preocupa, além da dengue, os vírus da zika e da chikungunya, já que as duas últimas doenças já estão sendo confirmadas em Estados próximos com o Rio Grande do Sul e Paraná. As três arboviroses compartilham muitos sintomas e sinais, mas é oportuno lembrarmos, resumidamente, o quadro clínico de cada uma:

– Dengue: febre alta de início súbito, dor de cabeça e atrás dos olhos, manchas e erupções avermelhadas da pele (principalmente no tronco e nos braços), náuseas e vômitos, tontura e cansaço;

– Zika: febre baixa, dor nos músculos e nas articulações, dor de cabeça e atrás dos olhos, conjuntivite, erupções da pele que podem ser acompanhadas de coceira;

– Chikungunya: febre alta de início súbito, dores fortes acompanhadas de inchaços nas articulações das mãos e dos pés, manchas vermelhas na pele que podem ser acompanhadas de coceira.


Fonte: Rádio Rural- foto divulgação
VEJA TAMBÉM
26/04/2024 - Serginho volta à seleção brasileira como auxiliar de Bernardinho
26/04/2024 - Prefeitura lança edital de concessão do serviço de água e esgoto em Concórdia
26/04/2024 - Abrigo do Jeep Fritz Plaumann será inaugurado na semana que vem
26/04/2024 - ‘Eu queriiiaa seer...’ Como está catarinense que cantou “Mulher maravilha” no The Voice Kids
26/04/2024 - Sine de Concórdia com mais de 200 vagas de emprego; veja lista
25/04/2024 - Concórdia Atlético Clube x Brasil de Pelotas RS, vai ter transmissão AO VIVO pelo Streaming
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet