Nessa terça, 22 de janeiro, os membros da Comissão Especial de Transporte participaram de duas reuniões para continuidade dos trabalhos e encaminhamentos propostos no relatório de atividades da Comissão.
As 13h30 a Comissão reuniu-se na Câmara de Vereadores e deliberou pela realização de Audiência Pública sobre tarifa zero, conforme a 12ª. proposição do Relatório da Comissão e requerimento n°01/2024, já protocolado na Câmara de Vereadores. Na Audiência, além de fazer a divulgação pública do Relatório, também está sendo convidado o senhor Marco Franzato, prefeito de Cianorte (PR) que apresentará a experiência com a aplicação da Tarifa Zero na cidade paranaense cuja população e receita orçamentária é semelhante a Concórdia (82.000 habitantes e previsão orçamentária para 2024 de 492 milhões de reais). Também está sendo convidado o professor Dr. Lafaiete Santos Neves, aposentado do Departamento de Economia da UFPR e Conselheiro Titular do Conselho da Cidade de Curitiba ( CONCITIBA).
Na sequência, à 14h30, os membros da comissão se reuniram na prefeitura municipal com o senhor prefeito Rogério Luciano Pacheco e entidades representativas de Concórdia cujo objetivo foi de analisar a apontar soluções para resolver o problema da tarifa e para a melhoria da qualidade do transporte coletivo de Concórdia. Como encaminhamento ficou definido: 1. Que o executivo encaminhe projeto de lei para redução da tarifa de R$8,00 para R$4,50, com subsídio tarifário no valor de 3,5 milhões de reais. 2. Anexo ao projeto, será apresentado por parte do executivo e da empresa Hodierna, o cronograma com as medidas propostas conforme Relatório da Comissão Especial de Transportes, com estimativa de datas para sua execução. 3. Que o projeto de lei seja entregue na Câmara de Vereadores, pelo executivo, com o compromisso de execução das medidas tanto pela prefeitura, quanto pela empresa Hodierna, conforme cronograma apresentado.
Conforme o vereador Vilmar Comassetto, presidente da Comissão, estamos avançando para a busca de soluções que sendo coletivas tem o objetivo não só de reduzir a tarifa, mas também para que as medidas para a melhoria do transporte coletivo sejam efetivamente realizadas trazendo benefício para todos os concordienses.
|