Dois dos quatro trechos da SC-283, entre Concórdia e Chapecó, estão em obras de restauração e revitalização, conforme informações do Coordenador Regional de Infraestrutura Oeste, Gilberto Tomasi, à reportagem da Aliança FM. O pedido de melhorias na rodovia é antigo, mas ainda está longe de ser completamente resolvido.
O mais avançado até agora é o primeiro trecho, que compreende uma extensão total de 12,89 km, entre as cidades de Chapecó e Arvoredo. Conforme o coordenador, a previsão até este momento é que a revitalização deste ponto, que foi o primeiro a ser iniciado, chegue ao fim em março.
A restauração deve terminar com certo atraso. A obra neste trecho começou em março de 2022 e era prevista para terminar em 14 meses, ou seja, pouco mais de um ano depois do início. Mas, seguindo o cronograma atual, ela vai encerrar dois anos depois que começou, ou dez meses a mais do que o prazo inicial.
O investimento feito é de cerca de R$ 48 milhões. Além da revitalização da rodovia, o projeto prevê a abertura de três novas terceiras faixas e a construção de um novo trevo de acesso ao Ecofrigo Frigorífico. A execução é da Planaterra.
O outro trecho que já está em andamento é a partir de Concórdia, no bairro Santo Antônio, até o acesso a Arabutã. Segundo Tomasi, o andamento é normal, mas não há um prazo preciso para o encerramento dos trabalhos neste local. A obra segue avançando e pode chegar ao fim no primeiro semestre deste ano.
Neste segundo trecho, os trabalhos iniciaram em outubro de 2022 e tinham prazo de 12 meses para conclusão, o que também já foi extrapolado. A extensão é de 9 km, com serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização, meio ambiente e obras complementares. O valor investido era de acerca de R$ 26 milhões.
Já os outros dois trechos seguem imprevisíveis. O terceiro ponto está prestes a começar, mas sem prazo. Trata-se do trecho entre Arvoredo e Seara. Segundo Tomasi, neste local resta apenas a liberação de uma licença ambiental para que os trabalhos sejam iniciados.
Neste trecho, a extensão é de 28 km, com investimento previsto na casa dos R$ 134 milhões.
O trecho mais atrasado é entre o acesso de Arabutã até a cidade de Seara. Neste ponto já houve, inclusive, suspensão de licitação a pedido do Tribunal de Contas do Estado. Atualmente, conforme Tomasi, o trecho está sendo licitado, mas ele não passou prazos para o fim do certame e conhecimento da empresa vencedora. A extensão é de 26 km. |