A atração principal da 16ª Osterfest, que será realizada de 8 de fevereiro a 31 de março, em Pomerode, no Vale do Itajaí, retratará uma técnica construtiva que pode ser facilmente encontrada na cidade mais alemã do Brasil: a casa enxaimel. E são justamente as residências reais do município que inspiraram a artista plástica catarinense Marcela Schmidt, responsável da criação da obra que vai colorir o maior ovo de Páscoa decorado do mundo em 2024.
A homenagem à técnica construtiva característica da colonização germânica é parte da celebração que a Festa de Páscoa fará aos 200 anos da imigração alemã no Brasil. O desenho elaborado combina a simetria rigorosa das fachadas em enxaimel com a leveza dos canteiros de flores e o vigor da Mata Atlântica que os colonizadores encontraram no Vale do Itajaí.
O ovo gigante ainda proporcionará uma experiência diferente ao visitante, que descobrirá novos cenários conforme caminhar ao redor da estrutura. “Esse projeto me atraiu porque é algo que pode marcar minha carreira e porque admiro muito Pomerode. Tenho carinho pela cidade e pela dedicação que as pessoas têm à Osterfest”, contou a artista.
Ovo de Páscoa inspirado em casas reais de Pomerode
A Casa do Imigrante Carl Weege (1920), no bairro Pomerode Fundos, é uma das residências que inspirou a arte para o ovo gigante da Osterfest de Pomerode, despertando a ideia da base em tijolos.
Já a Casa Siewert, construída em 1913 na Rota do Enxaimel, foi representada na porta de cor verde. A Casa Hugo Rahn (1920), na mesma localidade, emprestou os lambrequins. As três são tombadas como patrimônio histórico do município.
As formas criadas pela artista plástica serão reproduzidas na escultura gigante por uma equipe liderada pelo artista plástico João Siqueira. A montagem do ovo no Centro Cultural de Pomerode já começou.
Com 16,72 metros de altura e 10,88 metros de diâmetro, o ovo de Páscoa de Pomerode retomou em 2023 o título de maior do mundo no Guinness World Records, superando a cidade de Salou, na Espanha. Em 2024, será a quinta edição da Osterfest com a presença da enorme escultura, que estreou em 2019.
Enxaimel
A técnica construtiva enxaimel consiste em peças de madeira unidas por encaixes, sem pregos ou parafusos, formando uma estrutura em treliça. Os vãos entre as madeiras são preenchidos por tijolos, taipa ou outros materiais que os imigrantes alemães encontraram no Brasil.
Pomerode possui a maior concentração de casas erguidas na técnica enxaimel fora da Europa. Cerca de 50 delas ficam na Rota do Enxaimel, no bairro Testo Alto, eleita pela ONU (Organização das Nações Unidas) uma das melhores vilas turísticas do mundo. |