A Prefeitura de Itá e o Comitê Gestor da Prainha Itá vão realizar o ato de hasteamento da Bandeira Azul, o maior selo global de sustentabilidade de praias, referente a Temporada 2023/2024, na próxima sexta-feira, dia 15 de dezembro, na Prainha Itá, às 16h30. Esta será a primeira praia fluvial das Américas a receber a Bandeira Azul.
O prêmio histórico foi recebido pelo município em 26 de setembro, porém, agora acontece o ato oficial de hasteamento da Bandeira Azul. Além da Prainha Itá, mais 31 praias e 11 marinas receberam o marco ambiental do júri internacional. Trata-se de um programa que certifica praias, marinas e embarcações que cumprem as regras de proteção ambiental e sustentabilidade com padrão internacional.
Conforme o Gestor da Prainha Itá do Programa Bandeira Azul, Lindomar Pritsch, o Programa certifica locais alinhados com políticas de educação ambiental, que façam uso sustentável, respeitem o meio ambiente e que tenham uma qualidade de serviço e água aos usuários com padrões extremamente rígidos. Ele também explica que em Itá, o processo de certificação iniciou no ano passado, com análises da qualidade de água durante a temporada 2022/2023.
Já o Prefeito de Itá, Clemor Battisti, afirma que esse é um importante momento para consolidar Itá no turismo sustentável. Além disso, a certificação está alinhada ao objetivo que o município busca de ser a cidade mais sustentável da América do Sul até 2030.
|