Na madrugada de 14 de dezembro de 2023, a Estátua da Liberdade da loja Havan, localizada na Avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho, Rondônia, foi alvo de um incêndio. Imagens de câmeras de monitoramento revelaram a presença de dois criminosos em uma motocicleta, que aparentemente provocaram o incêndio. A direção da loja Havan ofereceu uma recompensa de R$ 100 mil por informações que possam levar à prisão dos responsáveis pelo ato.
O proprietário da Havan, Luciano Hang, classificou o incidente como um “ataque terrorista”, uma declaração que reflete sua visão do episódio como um ato de vandalismo contra a população brasileira. No entanto, a Polícia Civil de São Carlos, onde ocorreu o incidente, confirmou que o incêndio foi criminoso e está investigando o caso, analisando as imagens das câmeras de segurança. Até o momento, não foram fornecidas informações adicionais sobre a motivação do crime ou sobre a prisão dos suspeitos.
Este incidente não resultou em vítimas, e o Corpo de Bombeiros conseguiu conter as chamas em aproximadamente 20 minutos. A estátua, um símbolo característico das lojas Havan, foi significativamente danificada pelo fogo. |