O verão chegou em 2023 com sua a principal característica, as altas temperaturas. Na média, os últimos dias tem registrado máximas acima de 30 graus no período da tarde. Segundo a previsão climática divulgada pela Epagri/Ciram para o próximo trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro), a temperatura no estado deve ficar acima da média climatológica.
Conforme o meteorologista da emissora, o engenheiro-agrônomo Ronaldo Coutinho, o El Niño continuará influenciado o clima, mas a chuva tende a diminuir gradativamente em relação aos meses de outubro e novembro, onde a precipitação acumulada passou dos mil milímetros em 45 dias.
"A atuação do fenômeno El Niño não é intensa no verão, sendo mais forte inverno, primavera e outono, por esse motivo a chuva tende a diminuir gradativamente. Dezembro deve ter chuva acima da normalidade, ainda com frequência, mas com menor intensidade comparada aos últimos dois meses. (outubro e novembro).", explica Coutinho.
"janeiro e fevereiro a expectativa de chuva é abaixo do normal com períodos maiores de tempo seco. As trovoadas de verão já começaram e se intensificarão a medida que avançamos para o final dos meses de dezembro e janeiro e começam a diminuir a partir da segunda quinzena de fevereiro. |