Após o encerramento do ano do futebol de Concórdia SC, as atividades se voltam para o trabalho de manutenção no gramado do Domingos Machado de Lima, o local onde recebe as partidas do profissional e da base do Concórdia Atlético Clube a cada ano.
Na licitação para a substituição do gramado em 2019, a empresa vencedora da licitação realiza a manutenção anual da grama. Segundo o responsável pela empresa, a manutenção seria realizada a cada seis meses. Com o clube não podendo usar para o futebol por até 40 dias, o clube usa o gramado ano inteiro, e somente no final da temporada é feito o trabalho. Os trabalhos podem levar de 2 a 3 dias para ser concluídos no gramado. O fator climático pode ser benéfico ou desfavorável, já que a maior incidência de sol facilita o enraizamento da grama substituída em algumas áreas e a chuva pode deixar a parte mais úmida.
O que feito na grama
A primeira etapa é a descompactação do solo, a retirada da grama morta que se acumula ano após ano. Em seguida, uma máquina especializada realiza a sucção de sujeiras e pragas existentes no subsolo, a limpeza dos tubos que fazem a drenagem, além da limpeza vertical do piso. Em seguida, é aplicada uma adubação e areia em toda a extensão da grama, incluindo a área localizada atrás da goleira de entrada do estádio.
Termino
A empresa diz que o gramado estará disponível no início de janeiro para treinos e jogos da equipe principal e a base em 2024. A empresa diz que, para um bom cuidado do piso, é necessário usar somente em dias que for ter a partida, pois é um gramado sensível e o não descanso e manutenção correta pode causar desgaste da grama, e isso pode ter que ser feito antes do prazo. |