Em notificação enviada à Copérdia e outros clientes, datada de 17 de novembro deste ano, a Universidade do Contestado (UNC), comunica o encerramento das atividades do Laboratório Estadual da Qualidade do Leite, instalado no Campus de Concórdia. Conforme o comunicado, a definição foi tomada por decisão dos conselhos, com o objetivo de a Universidade focar seus esforços nas áreas de expertise dos cursos de graduação da Instituição. As atividades do Laboratório serão encerradas no dia 20 de dezembro.
O presidente da Copérdia, Vanduir Martini, enviou documento à direção da UNC pedindo a revisão deste prazo. Ele solicita um período mínimo de seis meses para que haja uma adequação das cooperativas beneficiadas pelos serviços do Laboratório. Ele lembra que a parceria entre Copérdia e UNC é mantida desde 2006, quando o Laboratório foi credenciado pelo Ministério da Agricultura. Somente a Cooperativa envia cerca de 1.800 amostras de leite para análise todos os meses. Conforme Martini, o encerramento das atividades de imediato deixará desassistidos pelo menos 500 produtores associados à Copérdia.
O Laboratório de Leite da UNC foi inaugurado em abril de 2005. Conforme divulgação feita em 2020 pela própria Universidade, são realizados cerca de 23 mil exames por mês de clientes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até do Paraná. Além da Copérdia, outras indústrias da região poderão ser prejudicadas pelo encerramento das atividades. São realizados análise de contagem bacteriana; contagem de células somáticas; o percentual dos teores da composição do leite (gordura, proteína, lactose, sólidos totais, extrato seco desengordurado, caseína) e ureia. Em 2020 o órgão era o único credenciado pelo MAPA em Santa Catarina.
O deputado estadual Edilson Massocco se reuniu recentemente com o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, para viabilizar uma forma de manter as atividades do Laboratório. A reportagem da Belos FM está em contato com as direções da UNC e da Copérdia para ter mais informações sobre o caso. |