Inaugurado em 28 de fevereiro deste ano, o curso de medicina da UnC Campus Concórdia chega ao seu oitavo mês de atividade no município. Atualmente com duas turmas de graduação, a Universidade visa ofertar um estudo de qualidade para formar futuros médicos visando atender a comunidade, pois há um deficit de profissionais na área da saúde em toda a região do Alto Uruguai.
Na avaliação da Vice-Reitora da Universidade do Contestado, Solange Sprandel da Silva, a possibilidade de ofertar o curso aos acadêmicos foi uma das conquistas mais significativas de todo o sistema de ensino aprendizagem da região.
"Sem dúvidas, porque se nós avaliarmos todo o desenvolvimento desde o seu início, começaram todas as movimentações diferenciadas em vários aspectos, culturais, econômicos e educacionais. A UnC, em especial o Campus Concórdia, prima muito pela qualidade que estão sendo desenvolvidas nos futuros médicos, com certeza muitos ficarão aqui em nossa região e farão que o acesso à saúde se amplie.", avalia Solange.
"Em relação à procura, iniciamos o curso com 60 acadêmicos, durante o semestre houve uma desistência por motivos de saúde e mais quatro transferências em razão da distância de Concórdia e decidiram retornar para próximo de seus familiares. A segunda turma iniciou com 57 alunos e a expectativa para 2024, cuja aulas iniciarão no mês de fevereiro, é que tenhamos uma turma plena, que é atingir a média de 55 acadêmicos por turma.", completa.
Conforme Solange Sprandel da Silva, os investimentos em infraestrutura, materiais, a atividade prática, capacitação de professores entre outros que envolvem todo o sistema de ensino aprendizagem são constantes, para que a Universidade possa cumprir o seu papel de formar e dar um retorno positivo a todos os alunos e demais envolvidos no processo.
Planejado estrategicamente em 2019 para o PDI/UNC 2020-2025, o curso de Medicina, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação/SC, em sessão Plenária do dia 09.11.22, para ser ofertado no campus Concórdia, visa atender a região de saúde da AMAUC, considerada base territorial de planejamento da atenção à saúde, sendo o município de Concórdia referência por seus equipamentos urbanos e de saúde, na prestação de serviços que requeiram maior tecnologia, como de média complexidade ambulatorial e hospitalar para com os municípios circunvizinhos.
Para ofertar o curso foi necessário um investimento de cerca de R$10 milhões. |