A concordiense Anne Bomm, com uma carreira consolidada em arquitetura, diversas publicações em revistas e livros especializados, várias participações em Mostras de Arquitetura no Brasil, retorna após quase 30 anos a cidade de Concórdia SC para apresentar a sua mais nova série de pinturas.
Com um olhar apurado, delicado e sensível, fortemente inclinado ao estilo clássico, passeia pelas várias técnicas clássicas dos velhos mestres, como: grafite, carvão, sanguínea, porém, dedica-se a pintura a óleo em tela.
A arte de A.Bomm, como se refere a essa fase, é inspirada nas técnicas utilizadas pelos artistas barrocos e
sua maior referência é sem dúvida, Rembrandt. - A experiência com arquitetura e iluminação, sempre demonstrou grande relevância no uso de materiais,
adereços e construção dos cenários, harmonizando e criando efeitos misteriosos, ao mesmo tempo interessantes de
relevo, luz e sombra na minha pintura. Comenta a artista.
Sobre a exposição:
O projeto inicial para esta exposição de pinturas era fazer com que o espectador se reportasse a um tempo em que o belo, na sua essência, era verdadeiramente valorizado.
A inspiração surgiu pela sua paixão por uma época onde tules, brocados, rendas, veludos, pérolas, rubis, safiras, esmeraldas, diamantes eram naturalmente utilizados. Alguns elementos dessa época como: livros, ampulhetas, lupas, candelabros também fazem parte dos
cenários criados por Anne. Com o auxílio do Trompe l’oeil, cria no observador a ilusão de que ele está diante de um
objeto real em três dimensões e não de uma representação bidimensional.
Luzes e sombras, mistérios e revelações e os olhares que destacam a expressão do personagem retratado, seja pelo emprego de detalhes realistas, seja pelo uso da perspectiva e/ou do claro-escuro. Este é um convite legítimo a despertar de um sono profundo, no qual, os sonhos e a realidade se confundem.
Onde é possível parar o tempo, dar um passo atrás, respirar profundamente e através dos sentidos, compreender um ângulo de observação, do qual contemplo e retrato o mundo dos meus semelhantes. Diz Anne Atualmente, trabalha e reside em Novo Hamburgo RS, sul do Brasil.
Em tempo:
Não deixe de conferir a obra MÄDCHEN / GIRL | 02, seus olhos exibem uma expressão carregada de intensidade, e criam uma ilusão de que aquela visão inquisitiva segue o espectador por todos os lados. |