Tomodon dorsatus é o nome científico da cobra encontrada na manhã de terça-feira, dia 24, em uma pilha de lenhas ao lado de uma residência no bairro Sayonara, em Catanduvas, no Oeste catarinense.
Conforme o biólogo Christian Raboch Lempek, a serpente é conhecida como cobra-espada e vive nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. O animal é inofensivo, de médio porte, geralmente com menos de um metro de comprimento, e alimenta-se basicamente de lesmas.
“É um animal que geralmente as pessoas avistam durante o dia porque é o horário de atividade dele, tem hábito diurno. Apesar de ser inofensiva, quando se sente ameaçada, pode morder ou também se achatar, como está aparecendo na foto (veja abaixo). Esse achatamento é para parecer maior e amedrontar a ameaça que está por perto”, explica.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada para atender a ocorrência por volta das 9h40 de terça-feira. Ao chegar no endereço, localizou o réptil, que tinha aproximadamente 30 centímetros, fez a captura e soltura da cobra em uma área de mata. |