Maria Eli Rodrigues de Lima (Mari), ex-prefeita e ex-vereadora de Jaborá, no Oeste de Santa Catarina, morreu nesta quarta-feira, dia 4, aos 62 anos de idade. O óbito ocorreu no Hospital Santa Terezinha, em Joaçaba, onde ela estava internada há mais de um mês para tratar um câncer. Mari teria sofrido uma infecção respiratória e não resistiu.
O corpo da ex-prefeita foi velado na casa mortuária de Jaborá e uma cerimônia de despedida ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 5, com sepultamento no cemitério do município. "Aquele que amamos não morrem, apenas partem antes de nós", destacou um trecho da nota de falecimento.
A morte levou a Prefeitura de Jaborá a decretar três dias de luto oficial (4, 5 e 6 de outubro). “Expressamos nossos sentimentos mais sinceros à família e aos amigos da ilustre ex-gestora, que deixou uma marca indelével em nossa comunidade”, afirmou o texto.
A Câmara de Vereadores de Jaborá também divulgou uma nota de pesar. Leia na íntegra:
"É com imenso pesar que a Câmara Municipal de Vereadores Jaborá - SC vem a público se solidarizar com os familiares e amigos pelo falecimento da ex-vereadora, ex-presidente da Câmara e ex-prefeita da 11ª Legislatura, Maria Eli Rodrigues de Lima (Mari). Neste momento nos unimos em oração à família e amigos para que esta perda possa ser compreendida com a esperança do conforto de Deus".
Prefeita por seis meses
Eleita vereadora de 2009 a 2012, Mari foi prefeita de Jaborá pelo período de seis meses, após a cassação do então prefeito Luiz Nora, que conseguiu reverter a decisão do Legislativo na Justiça, reassumiu o cargo e ainda ganhou uma indenização de mais de R$ 120 mil do município. Na época, ela assumiu o Executivo por ser presidente da Câmara de Vereadores.
Em 2019, Mari também foi condenada pela Justiça pelo crime de responsabilidade, por utilização indevida de bem público. De acordo com a sentença, ela fazia passeios ao shopping e visitas a familiares, após o expediente e nos fins de semana, usando o veículo oficial da Prefeitura de Jaborá. O mandado de vereadora entre 2009 e 2012, ocasião em que assumiu como prefeita, foi o único da carreira política. |