A previsão da frente fria, com grande volume de chuva no sul do Brasil, se confirmou na madrugada desta quarta-feira, 4, trazendo chuvas torrenciais e causando transtornos em diversos municípios.
Em Concórdia, por volta das 9h, as ruas centrais da cidade registraram alagamentos pontuais, bem como o subsolo do Centro Administrativo Municipal, por conta da grande precipitação em um curto espaço de tempo, transbordando córregos e riachos.
A Defesa Civil, juntamente com equipes da Prefeitura de Concórdia e das forças de salvamento e segurança, atuaram desde a madrugada para acompanhar a situação e atender chamados de desastres. Com os alagamentos e previsão de mais chuvas ao longo do dia, a Administração Municipal suspendeu as aulas na rede municipal de ensino durante toda a quarta-feira, medida preventiva para garantir a segurança dos alunos e também tranquilizar os pais e responsáveis.
A barragem, localizada no bairro Parque de Exposições, foi determinante para amenizar as cheias no centro da cidade. Mesmo com o volume considerável de chuva, os alagamentos poderiam ter sido piores se não houvesse a contenção. Por volta das 10h, a água transbordou na área de escape da barragem, mas não afetou significativamente a parte baixa da cidade.
A Defesa Civil prevê que a situação deve se normalizar nas próximas horas, com previsão de aproximadamente 25mm de chuva, mas de forma esparsa. Em caso de ocorrências e desastres, entre em contato com a Defesa Civil – 199 ou 193. |