A campeã do MasterChef Brasil deste ano da Band, Ana Carolina, está sendo uma das principais atrações da conferência HJ23, que acontece em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, e reúne 8 mil pessoas de diversos cantos do país.
Da quebrada para um dos maiores eventos de inovação, empreendedorismo, entretenimento e networking, a paulistana surpreendeu pelo carisma.
A cozinha mais famosa do país também está sendo replicada durante a conferência através de uma parceria do HJ23 com a produtora Endemol, surpreendendo os participantes que fizeram fila para conversar e provar o prato da chef que neste primeiro dia foi um risoto carbonara, com um tipo de bacon da papada suína produzido em Campos Novos.
Foram escolhidas três histórias de pequenos agricultores que serão os responsáveis pela produção do produto principal utilizado nos pratos do dia da masterchef, neste primeiro o bacon produzido pela empresa familiar dos químicos apaixonados por gastronomia Rafael e da Gabriela Bragnoli Recco que anteciparam o sonho da aposentadoria e se tornaram pequenos agricultores de suínos foi aprovado pela chef.
“Produto local de excelente qualidade. É muito interessante essa visão do evento de valorizar os pequenos produtores, assim como a gastronomia”, comenta a ganhadora.
Na pandemia, o casal passou de professores universitários para empreendedores do agro, iniciando a construção da charcutaria ainda no apartamento em que moravam em Florianópolis. Após o amadurecimento da gestão Rafael e Gabriela estão vivendo o sonho de viver no campo.
“Esse evento respira empreendedorismo e nos mostra várias possibilidades. O agronegócio sempre fez parte dos nossos planos e só antecipamos essa vontade com a pandemia, trocamos sim Floripa pelo interior de Santa Catarina e estamos bem felizes. O que desenhamos dentro de um apartamento hoje se torna realidade. Quando sinalizaram a nossa história para participar do momento aqui com a chef Ana, celebramos e confirmamos que estamos no caminho certo. A nossa inspiração veio de técnicas que conhecemos na Europa e priorizamos sempre a identidade local. Ainda trabalhamos no formato tradicional, o que eleva a qualidade dos nossos produtos. Hoje trabalhamos em seis pessoas e esperamos em 10 anos avançarmos com a exportação”, explica Rafael.
Para o diretor da Saborense, Wolmir de Souza, a participação da campeã e envolvimento com a marca que de fato surgiu em 2020 é a realização de um grande projeto. “Estamos fortalecendo a produção do município, assim como o trabalho e o papel da cooperativa agropecuária que é de incentivar e impulsionar os negócios dos pequenos”.
Vencedora da 10ª temporada, Ana ficará nos três dias do HJ23 cozinhando com produtos oriundos da agricultura familiar da região. Na lista das estrelas dos pratos ênfase é claro para a carne suína, elevando o título de Concórdia como berço da suinocultura do país.
“Esse é sim meu primeiro grande evento após a confirmação no Masterchef, aqui é mais fácil claro pois estou trabalhando sem pressão dos jurados. Os produtos são maravilhosos e de alta qualidade. Já estou amando tudo isso e espero sim ser convidada outras vezes para participar deste movimento, com pessoas reais, motivadas e apaixonadas pelo que fazem”, avalia a campeã.
A iniciativa ainda envolve o Senac de Concórdia. “É muito interessante essa visão do HJ23 e os parceiros de trazer essa valorização do produtor da região, pois somos grande polo de produção animal. A chef terá mais dois pratos que serão um baião de dois e no sábado vamos degustar uma barriga suína asiática”, explica o também chef Lucas Penso.
O HJ23 segue até sábado, dia 30, com várias atrações e palestrantes de renome nacional como: Camila Farani, Gabriel O Pensador, Pastor Cláudio Duarte, entre outros. |