O vereador André Rizello, do PT de Concórdia, apresentou um requerimento solicitando à prefeitura a contratação de um médico (a) pediatra para atender pacientes SUS no pronto-socorro do Hospital São Francisco em Concórdia. De acordo com André Rizello, atualmente, o atendimento de crianças é realizado por um clínico geral e não um especialista na área.
André explica que o poder público é o detentor do convênio e o hospital é o prestador de serviços. Em média, uma criança leva cerca de 40 minutos a 1 hora para ser atendida devido ao seu estado. Muitas vezes, o médico (a) precisa se dedicar mais integralmente a essa criança e, por isso, o paciente que está fora da fila acaba esperando por esse médico, o que prejudica os demais.
É necessário fazer uma avaliação dos horários de pico e contratar um clínico para atender os outros, o que aliviaria a demanda.
O vereador destacou que é dever do município prestar assistência à população. Ele é o gestor do recurso recebido do Ministério da Saúde e o emprega no hospital para o atendimento ao cidadão. “É algo simples de fazer e que não aumentará o custo de um médico (a) no seu quadro. A cidade cresceu e a taxa de natalidade local é elevada e necessita de atendimento. Agora, com o verão chegando, as mudanças climáticas serão drásticas e as crianças sofrerão com doenças, incluindo problemas respiratórios. É necessário resolver e dar mais qualidade ao nosso contribuinte em saúde.
O município de Concórdia não tem um Pronto Atendimento ou é detentor de um hospital público e usa a verba destinada do Ministério da Saúde para o atendimento SUS no Hospital São Francisco, o qual é o único da cidade e abastece toda uma mesorregião, sendo o hospital administrado pela rede de planos paulista São Camilo
|