Rômulo Nilson Horn, 15 anos, recebeu uma das notícias mais aguardadas: está entre os finalistas da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), nível Júnior. O jovem de Peritiba está inscrito pela Escola SuperGeeks de Concórdia, onde estuda ciências da computação e programação há três anos. O rapaz quase gabaritou a prova, com nota 139/141.
O diretor de Tecnologia da SuperGeeks Concórdia, Jackson Laskoski, ressalta que é muito difícil avançar para a fase final da Olimpíada. “É preciso muito raciocínio lógico, pensamento computacional e conhecimento avançado em programação. São pouquíssimos que conseguem chegar a esse nível”, enfatiza.
O professor de Rômulo, Almir Fidelis, diz que a capacidade de interpretação das questões e o raciocínio rápido para encontrar a solução são habilidades fortes no perfil do jovem. “Essa competição envolve bastante lógica de programação e o Rômulo é muito bom nisso”, destaca.
O estudante está muito feliz por estar entre os melhores do Brasil. “Eu sabia que poderia passar, mas não estava esperando isso. Sempre gostei muito de matemática, mas a capacidade de resolver problemas veio depois que comecei a estudar programação”, conta o rapaz.
A OBI é organizada pela Unicamp, a melhor universidade da América do Sul. Laskoski comenta que os critérios da competição são extremamente técnicos. “Para nós, essa conquista do Rômulo é muito importante porque mostra o trabalho sério e o comprometimento da SuperGeeks Concórdia com o que há de mais inovador e atualizado no ensino de tecnologia no Brasil e no mundo”, completa.
A fase final da OBI será realizada no dia 30 de setembro. Se o jovem de Peritiba for medalhista, irá participar de um evento de programação com os professores da Unicamp. Se ele for finalista por três anos consecutivos, ganhará uma bolsa para cursar qualquer curso de engenharia da Unicamp.
Sobre a SuperGeeks
Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e melhor escola de Programação e Robótica do Brasil. O objetivo é ensinar ciências da computação de maneira divertida e criativa, estimulando a formação de programadores e de uma geração de criadores de tecnologia, e não apenas consumidores. A SuperGeeks ensina sobre tecnologias para todas as idades e acredita que a programação é essencial para o processo de aprendizagem.
|