Com visão de futuro e o propósito de diversificar a economia local a partir do fomento ao empreendedorismo, a Administração Municipal de Arabutã e o Sebrae/SC lançaram nesta semana o programa Cidade Empreendedora, que busca promover a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento. Prestigiaram o evento, realizado no auditório do Centro Educacional, empresários, vereadores, servidores municipais e representantes de entidades empresariais.
Na solenidade foram apresentadas as soluções disponíveis ao município para o ciclo 2023/2024 do programa Cidade Empreendedora. A atuação dessa iniciativa tem como base os eixos prioritários de gestão municipal, Sala do Empreendedor, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora. Para estimular o turismo local a Administração Municipal também optou por uma solução estratégica nessa área, que identificará os segmentos potenciais.
A programação também contemplou palestra sobre "Simplificação para atração de investimentos" com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Mateus Oro. Por fim a empreendedora e CEO da Amby Natural Cosméticos (Seara), Julie Reginato, relatou sua trajetória após decidir deixar sua ocupação de funcionária pública para criar uma empresa de cosméticos naturais e veganos e de como a Sala do Empreendedor contribuiu para alavancar sua nova atividade econômica.
APOIO EMPRESARIAL
O diretor de Agricultura, Indústria e Comércio Evelácio Leidow enalteceu os motivos que levaram a Administração Municipal a formalizar a parceria com o Sebrae/SC. "Conheço a atuação dessa entidade voltada a fortalecer os pequenos negócios, já participei do Seminário do Empretec e agora queremos vivenciar o processo de facilitar o caminho de quem deseja empreender em nosso município", comentou.
Para o vice-prefeito Olguin Metz essa parceria representa uma oportunidade para o município alavancar seu desenvolvimento econômico. "Nosso município é extremamente agrícola, por isso queremos fortalecer outros setores como comércio, indústria e turismo, além de estimular novas atividades econômicas e de tornar mais competitivas as empresas já instaladas em Arabutã", destacou.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, realçou que as iniciativas propostas priorizam as demandas dos empresários, simplificam os processos administrativos, contribuem para o aprimoramento da gestão empresarial e auxiliam no atendimento dos procedimentos obrigatórios. "Enfim, proporcionam suporte para que os pequenos negócios cresçam, se desenvolvam e gerem mais oportunidades", finalizou.
O próximo passo dessa parceria será a inauguração da Sala do Empreendedora, prevista para setembro. A estrutura localizada na Prefeitura será um espaço de referência para quem deseja formalizar sua atividade, tornar seu negócio mais competitivo ou aprimorar a gestão empresarial. O atendimento será realizado pelo agente de desenvolvimento Marcelo Morche de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas. |