Vereador João Reitel PL autor da proposição de homenagem ao grupo Os Montanari. Banda que nasceu em Concórdia, mas com passar do tempo mudou-se para cidade de Blumenau no Vale do Itajaí.
O vereador ressalta que a banda tem um significado significativo para o município e tem levado o nome da cidade para o Brasil, o que foi assinado pelos outros vereadores. A homenagem será no dia 10 setembro no parque da Expo Concórdia.
A banda que realizará o baile de aniversário de 65 anos na cidade de Arabutã SC no sábado,9 um dia antes da homenagem que receberá em Concórdia SC.
A vereadora Margarette conta que a banda é parte da sua infância. "Eu sou da terra do kerb fest, onde a banda tem o emblema de "rei dos kerb". Eu cresci ouvindo música da banda e agora, como legisladora, posso prestar uma homenagem a eles."
A vereadora Ingrid Fiorentin relata que a comunidade onde o grupo musical surgiu em três de outubro (interior de Concórdia) sente-se em festa e considera importante prestar uma homenagem à banda.
Quem são os MONTANARI
A estreia da Banda Os Montanari ocorreu precisamente no dia três de setembro de 1958, na Rádio Rural de Concórdia SC, no programa “Brasil de Canto a Canto”, apresentação e produção de Vicente Ribeiro da Silveira. Um anseio de Bruno Montanari, que foi abraçado pelo irmão Oswaldo Montanari.
O começo não foi fácil e os jovens irmãos Montanari (Bruno e Oswaldo), acompanhados dos músicos Fridolino Kiekov, Arthur Tessmann, Erwino Vatzlawick, Urbano Bloss e Werno Falk, viram-se forçados a enfrentar uma série de dificuldades. Em contrapartida, porém, contavam com a ajuda e apoio da emissora, de seu diretor Olavo Rigon, do Prof. Vicente Telles, Jaraguaense radicado no Rio de Janeiro e diretor de uma academia de Música e tantas outras pessoas amigas que jamais negaram o seu apoio para que o conjunto se mantivesse unido e coeso naqueles tempos realmente difíceis. Um outro fator também os incentiva; a falta de bandinhas e conjuntos para animação dos alegres Kerb’s (Festas Típicas Alemãs) do interior da região. As contratações foram surgindo, e num breve espaço de tempo a Bandinha
Os Montanari tornou-se famosa. Seus componentes passaram a dedicar-se integralmente à música, fator que favoreceu muito na homogeneidade do conjunto.
Em 2 de Janeiro de 1971, um triste episódio marcou a trajetória da então Orquestra Os Montanari. Um acidente interrompeu a vida de Oswaldo Montanari. O irmão Bruno, desolado, afastou-se da música e anunciou que nunca mais iria tocar. Apesar do coração enlutado, Bruno repensou a decisão e atendeu aos inúmeros pedidos para que a banda retomasse as atividades.
Em 1977, a Orquestra mudou-se para a cidade de Blumenau SC. Neste mesmo ano, os filhos também passaram a integrar o grupo. Dez anos depois, o comando de Os Montanari passou para os filhos e demais músicos.
Atualmente, a banda toca em várias regiões do Brasil, e também em vários países da América do Sul. No repertório, canções típicas de tradição alemã, variando conforme o baile ou a festa típica de cada região. Em setembro de 2018, Os Montanari completam 60 anos de atividade e têm em sua discografia mais de 30 discos gravados.
E realizando a partir daí um resgate histórico com a produção de um álbum comemorativo, que recuperou antigas canções que serão apresentadas com uma nova roupagem, mas preservando as raízes, a tradição e os costumes que fizeram parte da trajetória de Os Montanari.
O CD “Coletânea Especial de Aniversário - Os Montanari - 60 anos” reuniu os maiores sucessos da banda nas últimas décadas. No repertório, uma seleção especial de canções que embalaram e animaram o público em bailes, festas e comemorações durante todos esses anos. Uma forma de reviver a trajetória da banda, contemplando a maior paixão do grupo: a música.
"Só quem tem tradição faz história".
|