A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou, na segunda-feira (14), uma advertência pública escrita ao vereador Marquinhos Silva (PSC), denunciado por assédio contra Carla Ayres (PT). O caso aconteceu em dezembro de 2022, quando um vídeo mostrou a parlamentar sendo beijada à força.
Os vereadores aprovaram o parecer da relatora Maryanne Mattos (PL) pela representação contra Silva. Foram 18 votos favoráveis, contra um contrário.
Antes de ser votada no plenário, o parecer foi aprovado no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
A defesa do vereador Silva afirmou que a decisão é uma "jornada triste e tortuosa que se encerra, com o restabelecimento da verdade:
"Ficou claramente demonstrado, inclusive com os depoimentos das testemunhas arroladas pela própria vereadora denunciante, que a acusação baseada em assédio sexual ou violência política de gênero é despropositada".
Nas redes sociais, a vereadora expressou "indignação diante da aplicação de advertência". Afirmou que a ação "não é proporcional à quebra de decoro parlamentar constatada nas imagens".
"Além de não contemplar a punição indicada em sua denúncia, a decisão do Conselho de Ética, chancelada pelo Plenário da Câmara Municipal de Florianópolis, representa um terrível exemplo à sociedade, disse. |