Sean Tobin é um jovem americano de 20 anos, que sonha ser lutador de MMA. O sonho dele, no entanto, acabou tendo um grande obstáculo pela frente por conta do vape, o cigarro eletrônico, que passou a consumir em 2018, quando ainda era um adolescente.
No último mês de julho, Tobin passou a sofrer com os danos que este consumo lhe causou.
- Foi realmente assustador, pois eu senti que acabei comigo mesmo. Foram anos sem tratar meus pulmões como eles deveriam ser tratados. Meu cardio era muito bom, eu era muito saudável e não deveria ter começado a fumar - disse, ao "Kennedy News and Media".
Os sintomas surgiram quando Tobin começou a trabalhar como aprendiz de eletricista, em julho.
- Quando eu entrei numa van, senti como se tivesse distendido um músculo das minhas costas. A tensão ali foi enorme.
Inicialmente, os médicos acreditaram que tudo se tratava de uma pneumonia, mas Tobin logo foi encaminhado à uma emergência porque os sintomas começaram a piorar ao longo do dia.
- O radiologista leu meu relatório, e eles disseram que eu tive um colapso pulmonar.
Os médicos fizeram uma incisão entre suas costelas e inseriram um tubo com o objetivo de expelir o ar preso que comprimia seu pulmão e tórax. Passados dois dias sem melhoras, eles resolveram levá-lo à uma cirurgia, e uma câmera mostrou que a cavidade torácica de Tobin estava cheia de pontos pretos.
- Foi uma coisa assustadora de se ver. Assim que vi, fiquei muito chateado comigo mesmo. Eu estava muito triste e pensando "Droga, fiz isso com meu próprio pulmão".
Para reparar o dano, os médicos cortaram uma pequena parte do topo do seu pulmão e então o grampearam novamente. Em seguida, colaram o órgão afetado na parede do peito para evitar que entrasse em colapso novamente.
Uma semana depois, Tobin recebeu alta do hospital e passou por um período de recuperação de um mês antes de poder retornar ao seu regime normal.
- Não consigo levantar nada que pese mais de 20kg. Sou lutador de MMA e fiquei com muito medo de não conseguir mais treinar. Sou muito apaixonado por isso e quero viver disso um dia.
- Meu trabalho também exige muito fisicamente, então também não posso trabalhar. Só posso ficar parado, e isso é uma droga.
Apesar de ouvir dos médicos de que terá uma recuperação total, Tobi lamenta o episódio, e admite que já tinha visto casos como o dele, mas não acreditava que viveria essa terrível experiência.
- Eu estava treinando e correndo, e tinha um cardio melhor do que todo mundo na academia. Lembro de ter visto vídeos no tiktok de um cara com o pulmão colapsado por causa do vape, e eu pensava "Isso não vai acontecer comigo. Esse cara é um vagabundo, eu não". Você nunca pensa que algo vai acontecer com você até que aconteça com você. |