Dibu Martínez fez uma série de ironias em relação à nova regra para os pênaltis inspirada nele, a qual proíbe os goleiros de ter um comportamento que distraia o cobrador adversário. O goleiro do Aston Villa e da seleção da Argentina debochou da mudança "tardia", em entrevista à rádio argentina Urbana Play.
- Eu adorei, porque sempre procuram uma desculpa para o batedor fazer o gol. À minha família e pessoas próximas eu falava: "tanto faz, já somos campeões de tudo", campeão mundial, campeão da América. Fizeram tarde - disse o goleiro.
A regra "anti-Dibu Martínez" passa a valer a partir da temporada 2023/24, por determinação da International Football Association Board (Ifab). Trata-se de uma alteração na regra 14, a qual passa a instruir o seguinte:
"O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador. Por exemplo: atrasar a execução da cobrança ou tocar traves, travessão ou rede do gol."
- Os atacantes podem frear, podem fazer de tudo, e nós (goleiros) nem podemos falar. Me parece que está errado - criticou Martínez.
Nas cobranças de pênaltis na final da Copa do Mundo de 2022, vencida pela Argentina sobre a França, Dibu Martínez chamou atenção com provocações e catimba. O comportamento do argentino levantou a discussão dentro da Ifab.
Perguntado se adotaria uma nova estratégia para mexer com o psicológico dos adversários, Dibu Martínez foi irônico novamente:
Para mim, tanto faz. Já peguei o que tinha que pegar"
— Dibu Martínez, sobre nova regra para goleiros nos pênaltis
Em amistoso contra o Brentford, nos Estados Unidos, no domingo passado, Martínez encarou um pênalti pela primeira vez após a nova regra entrar em vigor. O argentino permaneceu no meio do gol e acabou sendo deslocado por Mbeumo. O Aston Villa empatou em 3 a 3 com os Bees.
|