O Ministério Público em conjunto com demais entidades de Concórdia, incluindo a Prefeitura e órgãos ambientais relacionados, deve realizar uma vistoria conjunta no aterro sanitário do Município nas próximas semanas.
Uma reunião foi realizada nesta quarta-feira, dia 2, para tratar do assunto junto a Promotoria de Justiça e também analisar as medidas já adotadas para evitar a poluição no entorno do aterro sanitário e o cumprimento de um Termo de Compromisso (TC).
Conforme informado pela Administração Municipal foi protocolado junto ao Instituto do Meio Ambienta a alteração do projeto para melhorar a eficiência da Estação de Tratamento de Efluentes. Além disso, a Prefeitura de Concórdia está realizando um monitoramento permanente da qualidade da água no entorno do aterro sanitário em locais já indicados.
Ainda foi oficializado ao Ministério Público de Concórdia que a Prefeitura está em processo de contratação via licitação de empresa para impermeabilização com geomembrana da área e local onde estão os tanques de armazenamento de chorume.
O Ministério Público solicitou ao Instituto do Meio Ambiente em Concórdia que os pedidos fossem tratados com prioridades, já que o aterro sanitário do Município precisa de encaminhamentos e intervenções para evitar problemas ambientais na área. |