O Município de Arabutã apresentou o andamento do Programa de Desenvolvimento Local (DEL) na última quinta-feira,27. Iniciativa realizada em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).
De acordo com Marcelo Morche presidente do Desenvolvimento Econômico ressaltou que apresentação das câmaras técnicas são de grande valia para o município poder saber sobre as prioridades “Quando me chamaram para coordenar o programa fiquei lisonjeado pelo convite, eu a prefeita por 2 oportunidades concorremos contrária na eleição sempre cordialidade tivemos um com outro, o programa da Del tem feio em nossa cidade é um marco, essas pessoas envolvidas mostram que estamos indo para um novo momento” ressalta Morche.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, a cidade está crescendo muito e os poderes unidos ajudam a crescer. “O evento mostrou que Arabutã tem muitas pessoas que trabalham juntas em vários setores”, disse Nusio.
A Prefeita de Arabutã Leani Kapp Schmitt comentou sobre o projeto que envolve as pessoas da comunidade. “É relevante para nós esses fóruns percebermos o quanto Arabutã pode evoluir em termos de ideias, o que nos permitirá avançar ainda mais pensando no futuro. Os governantes passam e os cidadãos permanecem. A cidade é para eles”, disse Leani Kapp Schmitt.
Vice-prefeito de Arabutã Olguim Metz disse que a região precisa despertar para o novo momento, “precisamos construir juntos, ideias novas, e confirmar no potencial de cada cidade, é momento de avançar, de buscar novas matrizes orçamentárias, nada melhor que as câmaras técnicas poderem nos auxiliar nesse desenvolvimento para o povo de Arabutã”
O Coordenador do Programa Del em Santa Catarina Osmar Vicentin ressaltou que existem muitos projetos apresentados, estado afora, às vezes é preciso alguém para incentivar “muitos desses projetos precisam do capital intelectual, precisamos aproveitar nossa capacidade de aproveitar o que existe, também o capital financeiro é importante, ainda temos mais de 1000 projetos a apresentar para cidades, precisa abertura de portas para que união de esforços consigamos evoluir” afirmou Osmar.
As câmaras técnicas são formadas por membros da sociedade local que trabalham em vários órgãos e de forma voluntária se reúnem uma vez ao mês para elaborar temas e discutir programas para o futuro da cidade e apresentam os seguintes temas:
- Agronegócio
-Turismo, Cultura e Lazer
- Inovação e Empreendedorismo
- Educação e Sustentabilidade
|