A vereadora Ingrid Fiorentin PT fez uma indicação a Prefeitura de Concórdia, que em dias de partidas da Seleção Feminina de Futebol na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023, que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia. O horário seja alterado de trabalho ou seja ponto facultativo nas repartições públicas locais, para que consigam torcer para o time feminino nacional nessa competição mundial.
Servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários poderão se ausentar do trabalho no horário das partidas da seguinte forma:
Em dias de jogos às 7h, o expediente terá início às 11h (horário de Brasília);
Em dias de jogos às 8h, o expediente terá início às 12h (horário de Brasília).
"A história do futebol feminino foi de luta, pois elas tiveram que mostrar que tinham habilidade com a bola, num país glorioso no masculino, e hoje com grande representatividade no futebol mundial com grandes seleções já campeãs". Declara Ingrid.
A sugestão foi aprovada pelos vereadores e agora será levada ao executivo a sugestão da vereadora em relação à interrupção dos serviços em dias de jogos da seleção, assim como ocorre em dias de competição mundial masculina.
A indicação pode seguir a PORTARIA MGI n.º 3.814, DE 17 DE JULHO DE 2023 do Governo Federal para dar visibilidade ao futebol feminino.
Confira a data e o horário dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo:
Brasil x Panamá – 24 de julho (segunda-feira) – 8h (horário de Brasília);
Brasil x França – 29 de julho (sábado) – 7h (horário de Brasília);
Brasil x Jamaica – 2 de agosto (quarta-feira) – 7h (horário de Brasília).
O que diz a portaria
“É uma medida de equidade, garantindo aos servidores e servidoras que optarem por ver os jogos, o mesmo direito que tiveram na Copa do Mundo de futebol masculino”, afirma a ministra Esther Dweck, destacando que a decisão orientada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva atende à demanda da ministra do esporte, Ana Moser.
Nos dias de partidas do Brasil, as servidoras e servidores que optarem por ver os jogos, poderão se apresentar até duas horas após o apito final. Isso significa que na segunda-feira, dia 24 de julho, os servidores poderão se apresentar ao meio-dia para ver a estreia do Brasil contra o Panamá. E na quarta-feira do dia 2 de agosto, poderão assistir à terceira e última partida da primeira fase, contra a Jamaica, marcada para as 7h e se apresentar ao trabalho às 11h. A segunda partida da primeira frase, contra a França, ocorre em um sábado. As alterações dos outros dias estão garantidas dependendo da evolução da seleção feminina na competição.
|