Quinze poesias foram apresentadas na quarta-feira, 19 de julho, na final do concurso de poesia do “Paródia e Poesia 2023”. O evento foi na Casa da Cultura e contou com a presença dos alunos finalistas, professores, gestores, pais, alunos e autoridades. Em sua 4ª edição, o Concurso Paródia e Poesia incentiva as produções dos alunos da rede de ensino, por meio da pesquisa, estimulando a criatividade e a valorização da nossa história. Por fazer parte da programação de aniversário dos 89 anos, nesta edição o tema foi “Concórdia acolhedora, cidade educadora”.
Com a avaliação das juradas Amber Capriles Port, Cláudia Wolff Kauling Gatti e Maria Elisabete Lenz de Brum, que já foram julgadoras da semifinal, foram conhecidas as três poesias vencedoras. Em primeiro lugar, da Escola Básica Municipal Concórdia, a aluna Maria Luiza Gerhard de Oliveira, com a poesia “Concórdia: mãe acolhedora” recebeu o troféu e o prêmio (notebook), vencendo o concurso.
O segundo lugar ficou com a aluna Isabela Lorensetti Ferrari, da Escola Básica Municipal Imigrantes, com a poesia “Concórdia uma cidade promissora”, que ganhou um celular pela conquista da segunda colocação. Em terceiro, da Escola Básica Municipal Giuseppe Sette, a aluna autora da poesia “Concórdia para todos”, Letícia Bonetta, ganhou uma bicicleta aro 20. A Escola Elizabetha Andreazzo Pavan, ganhou a cama elástica, prêmio sorteado entre todos os educandários participantes do concurso.
O prefeito Rogério Pacheco prestigiou as apresentações e falou sobre o tema do concurso, que tem ligação com o selo que Concórdia recebeu no início do ano, o Cidades Educadoras. “Fomos o primeiro município do Estado a aderir a este programa internacional, que tem por objetivo promover a educação dentro e fora das escolas. E o concurso cumpre a missão de estimular a pesquisa e o aprendizado pelos nossos alunos”, comentou.
Hoje, dia 20 de julho, acontece a final do concurso de Paródia. A partir das 13h30, com transmissão ao vivo pela página do facebook da Prefeitura de Concórdia, serão apresentadas as dez paródias finalistas. Cinco jurados irão escolher as três melhores. Os vencedores, tanto do paródia quanto da poesia, irão se apresentar na solenidade de aniversário dos 89 anos de Concórdia, dia 29 de julho, durante o corte do bolo e da mortadela, ambos de 89 metros. |