De 03 e 09 de julho, Machadinho Thermas realizou um grande evento em suas dependências , a 1ª Semana da Erva-Mate Machadinho/RS e 1ª Conferência Internacional do mate, trouxeram palestras de pesquisadores de diferentes estados e países, lançamento do primeiro Spa temático de erva-mate do mundo, além de workshops, atividades, exposições e feira ligadas à erva-mate.
Nos encantamos com a lenda da erva-mate, retratada no espetáculo musical “Caá-Yaríi”, que emocionou os espectadores presentes.
A programação contou com a entrega do Prêmio Teodoro Mendes da Fonseca – Troféu Dorinho, uma homenagem especial às pessoas que contribuíram com grande relevância para o desenvolvimento do setor ervateiro.
A premiação levou o nome do agricultor que descobriu a matriz da Cambona 4.
Seu Dorinho foi uma importante figura para o município e para o setor, tio do intérprete José Mendes, também homenageado pelo Machadinho Thermas Resort Spa, que coincidentemente nasceu nas terras de seu Dorinho, as mesmas terras que originaram a Cambona 4 , em Arroio Mariano.
Foi pelo plantio realizado por seu Dorinho e de um estudo da Apromate, Camol, Emater, Embrapa Florestas e URI que foram feitas inúmeras descobertas da Cambona 4, principalmente no campo científico.
A escolhida para receber o Prêmio Teodoro Mendes da Fonseca – Troféu Dorinho, foi Dra Alice Valduga, mestre em bioquímica e doutora em ecologia e recursos naturais, pesquisadora da URI Erechim, com inúmeros artigos publicados em periódicos sobre erva-mate.
A homenageada recebeu o Troféu Dorinho pelas mãos dos filhos e família de seu Teodoro, além do Diretor do Machadinho Hotelaria e Turismo, Sr Juarez Tavares, organizadores e convidados, e emocionou a todos os presentes contando um pouco de sua trajetória. Além do Troféu, Dra Alice recebeu uma placa de agradecimento, e realizou o plantio de uma muda de Cambona 4 no bosque do Machadinho Thermas, a qual levou seu nome.
É essencial citarmos, a importância econômica, social e ambiental da cadeia produtiva de erva-mate em Machadinho, tal como a importância de nomes como seu Dorinho e Dra Alice Valduga para o desenvolvimento, valorização e descobertas no setor ervateiro. |