Você sabe por qual motivo há uma cruz deitada na frente da Igreja Matriz de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina? Bem, de acordo com a moradora e influenciadora da cidade, Amanda Buttchevits, esse “símbolo” representa que a igreja foi construída em cima de um cemitério.
Mas será que é verdade mesmo?
Sim, é verdade! A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento foi de fato construída onde, um dia, havia um cemitério abandonado. Segundo a tiktoker, para que a obra pudesse sair do papel na época, os túmulos foram transferidos para o Cemitério da Fazenda.
A equipe da NDTV Itajaí confirmou as informações através de uma reportagem produzida ainda em 2021, disponível no Youtube do Balanço Geral. Nela, a repórter Juliana Senne detalha sobre várias curiosidades da Matriz.
Igreja Matriz: história e curiosidades
Com frontais de até 50 metros de altura, 700 mil tijolos foram utilizados para a construção da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, no Centro de Itajaí. À época, foi fruto de uma parceria entre empresários, comunidade e fiéis.
Foi por volta de 1905 que as primeiras ideias surgiram e, entre planejamento, projetos e mão na massa, passaram-se cerca de 50 anos até o início das obras em 1940 e conclusão em 1955. Embora não seja a mais antiga de Itajaí, a Matriz foi projetada para ser uma das maiores e mais belas de Santa Catarina.
Outra curiosidade é que o desejo de alguns era construir a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de frente para o sol, voltada para o rio Itajaí-Açu, seguindo uma antiga tradição. Contudo, os moradores insistiram para que ela fosse feita como é hoje, de frente para a cidade.
|