A Audiência Pública sobre o transporte coletivo de passageiros realizada na última quarta-feira (21), trouxe a possibilidade de abrir um amplo diálogo entre a empresa responsável pelo transporte, Hodierna, a Prefeitura e os usuários.
A audiência foi proposta pela Comissão Especial criada para acompanhar e fiscalizar o serviço de transporte do município. Conforme o vereador Vilmar Comassetto, Presidente da Comissão, o objetivo foi de informar, prestar esclarecimentos, ouvir a população e receber sugestões de medidas que podem e devem ser adotadas para melhorar o serviço de transporte e garantir a sua continuidade com preços de tarifa acessíveis.
Uma das conclusões é que para manter a tarifa no valor de R$5,00 reais e assim não onerar a população que usa o transporte, é necessário que a Prefeitura subsidie a tarifa conforme Projeto de Lei n° 21/2023 de autoria do Poder Executivo que está tramitando na Câmara de Vereadores.
Além de esclarecer sobre a necessidade de subsídio na tarifa a população presente ao evento apontou uma série de medidas e investimentos que precisam ser feitos pela prefeitura e pela empresa Hodierna.
Entre os principais pontos sugeridos foram a Reforma do Terminal de Passageiros do centro da cidade com instalação de banheiro público e bebedouro; Instalação e reforma de abrigo de passageiros nos bairros: Santa Rita, Poente do Sol, Sintrial e São Cristóvão; Adequação e ampliação de horários de ônibus; Redução na tarifa para estudantes; Realização de campanha de mobilização para motivar a população a usar o transporte coletivo de passageiros; que a prefeitura realize uma pesquisa de satisfação do usuário que utiliza o transporte coletivo bem como faça um novo estudo sobre o modelo do sistema de transporte com apontamento do cenário tendencial de uso do transporte para os próximos 10 anos e implantação de transporte coletivo para o interior do município.
Como representantes da Prefeitura participaram o Secretário Municipal da Fazenda, Marciano Coradi e o Secretário Municipal de Gestão Urbana, Wagner Bee. A empresa Hodierna foi representada pela gerente de operação Dirlei Maria Longo. Estiveram presente os membros Comissão os vereadores Vilmar Comassetto (PDT), Ingrid Fiorentin (PT), João Cardoso (PSDB) e João Reitel (PL), e os vereadores Anderson Guzzatto, André Rizelo, Fabiano Caitano, Fernando Busetto e Margarete Dalla Costa.
Na sessão ordinária desta segunda-feira (26) acontecerá a Primeira Votação do Projeto de Lei n°21/2023, o qual autoriza a concessão de subsídio tarifário ao transporte público coletivo urbano de passageiros no Município de Concórdia, prestado sob regime de concessão, sendo previsto no valor R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) para o exercício de 2023. |