A cidade de Muçum, na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, anunciou nesta quinta-feira, dia 1º, a construção de um rosário gigante, com aproximadamente 800 metros de comprimento.
Segundo a prefeitura, o mega rosário vai fortalecer o turismo religioso na região, que conta com o Cristo Protetor de Encantado, a maior estátua cristã do mundo.
A obra, que deve iniciar em setembro deste ano, será realizada por um grupo de empresários no interior do município. A área possui 10 hectares e o projeto está orçado em R$ 30 milhões.
Detalhes
O Rosário da Proteção, como será chamado, terá aproximadamente 800 metros de comprimento e será composto por 59 capelas circulares com cobertura em formato de abóbada.
As capelas terão entre 6 a 12 metros de largura e 5 metros de altura, onde os visitantes poderão refletir sobre os enigmas da vida de Jesus Cristo, que são divididos em quatro conjuntos de "mistérios”. Cada mistério corresponde a um evento significativo na vida de Jesus, desde a anunciação até a coroação de Maria como Rainha do Céu.
Embaixo da cruz, que compõe o rosário, os fiéis terão acesso a recepção, sala de vídeo institucional, loja de souvenirs e sanitários. No meio da construção também haverá um lago artificial. Quando a obra estiver concluída, a ideia é que ela fique brilhando durante a noite, podendo ser vista do alto.
Além disso, conforme a prefeitura, há previsão da construção de um estacionamento no mesmo terreno, com capacidade para 350 veículos. Próximo ao parque também haverá uma praça de alimentação, 16 pontos comerciais, sanitários, playground e gramado, com réplica da Santa Ceia em tamanho real, construída toda em concreto armado. |