O cantor e compositor Arnaldo Antunes saiu dos Titãs faz três décadas, mas não havia um dia em que ele era questionado sobre quando voltaria para o grupo. Nando Reis, Charles Gavin e Paulo Miklos, que também partiram para seus projetos pessoais ao longo das últimas duas décadas, se depararam com o mesmo tipo de questionamento.
A pergunta foi respondida, finalmente, em novembro do ano passado, quando eles e o trio remanescente - Sérgio Britto, Branco Mello e Tony Bellotto - anunciaram uma turnê para celebrar os 40 anos de aniversário do grupo paulistano. Os bastidores do retorno da banda foram esmiuçados para a capa e recheio da edição de maio da GQ Brasil.
Cada um encarou esse retorno à sua maneira: Arnaldo disse que voltar a cantar com os companheiros era como “andar de bicicleta”. Os desafios de Nando Reis, contudo, se mostraram maiores. Ele trocou o baixo pelo violão quando saiu do grupo e praticamente precisou reaprender a tocar. “Entrava no YouTube e colocava vídeos de métodos para baixistas. Levei o baixo até para Seattle, onde fui mixar meu novo disco. Um peso do caramba... Houve dias em que passei seis horas praticando”, revela.
Ainda assim, a presença dos antigos companheiros é celebrada com entusiasmo por Nando. “Adoro tocar com o Charles [Gavin]. Tudo o que criei foi com ele. Só toco o baixo com o Charles. Sou um músico melhor do que eu era, entendo melhor o que fiz."
Nando relembrou sua saída da banda em 2002, por divergências musicais e pessoais. E comentou a vontade de retornar ao grupo quando a possibilidade foi aventada. “A minha saída não teve menos fricção do que as outras: a do Arnaldo, por exemplo, também foi dolorosa. Ela só se mostrou mais ruidosa, porém tão desgastante quanto a dos outros. A reaproximação foi idêntica”. A atitude do baixista surpreendeu os colegas. "'Sérgio disse: ‘Achei que você seria o último, o menos interessado’”, confessa.
Titãs Encontro é mais do que uma reunião saudosista de veteranos do rock. É uma turnê feita para celebrar o legado de um dos principais grupos do rock brasileiro, ao lado de Mutantes, Novos Baianos e Secos & Molhados. |