Nesta quarta-feira (10), A Associação Chapecoense de Futebol comemora seus 50 anos. As festividades iniciaram ainda na noite de terça-feira (09), com o ‘Jantar do Cinquentenário’.
Para esta quarta-feira (10), a partir das 19h na Arena Condá, as comemorações seguem, com diversas atrações e surpresas para a torcida, que serão divulgadas no decorrer das próximas semanas, a atração nacional que embalará a noite será o cantor Michel Teló. Confira:
Os portões estarão abertos a partir das 18h, e o início ás 19h, com o lançamento do livro “Resenhas da Chape”. Posteriormente haverá um momento de reflexão com o pastor Lucas Torres. Os shows ficam por conta da banda Mister Magoo Band, Banda Dazantigas, Michele Tonello e encerra com a apresentação de Michel Teló.
Os ingressos estão sendo comercializados no site da Chapecoense no valor de R$ 40,00 áreas norte e leste e R$ 60,00 na área social com cadeira coberta. Sócios-torcedores não pagam entrada. As vendas presenciais ocorrem nas bilheterias da Arena Condá.
“Ó glorioso verde que se expande”: Há 50 anos, nascia a Associação Chapecoense de Futebol
Em 10 de maio de 1973, um apaixonado por futebol chega até os seus amigos e fala: ‘vamos formar um time aqui na cidade!’ Altair Zanella, aos 82 anos, um dos fundadores do clube, lembra até hoje do diálogo sobre a criação da Chape.
“Foi na avenida inclusive, na avenida Getúlio Vargas, em frente ao Bradesco e não parece, mas já faz 50 anos, meu Deus do céu! Ali, nós se reunirmos, eu, Lotário (Lotário Immich), Pelisser (Alvadir Pelisser) e o Dimas (Vicente Delai), inclusive o Lotário chegou no meio do bolo, com o escudo da Chapecoense, bordado, tudo direitinho, como está hoje na camisa inclusive. Ele chegou e provocou a gente. Na época não tinha time, pois recém tinha acabado o Independente e o Chapecó. Ai ele disse: ‘vamos formar um time aqui na cidade!’. Inclusive o Dimas disse: ‘está louco Lotário?!’”, relembrou o seu Zanella.
Conforme a Chapecoense, em seu site oficial, pode se dizer que a Chape surgiu na ideia de jovens apaixonados pelo esporte e da união dos clubes; Clube Atlético Chapecó e Independente Futebol Clube, que haviam sido desativados na época. Na ata de criação do Verdão destacam-se os nomes de Alvadir Pelisser, Heitor Pasqualotto e Altair Zanella, representantes do Clube Independente, Lotário Immich e Vicente Delai, representantes do Clube Atlético de Chapecó.
Seu Zanella explicou que Lotário foi quem puxou a frente para criação da Chape, inclusive, a primeira ata foi feita na loja dele, na época localizada na esquina da Getúlio Vargas com a praça, no centro, em frente à Catedral Santo Antônio. Foi nessa reunião, que foi formada a primeira diretoria do Verdão:
Presidente: Lotário Immich;
Vice-Presidente: Gomercindo L. Putti;
Secretário: Jair Antunes de Silva;
2º Secretário: Altair Zanela;
Tesoureiro: Alvadir Pelisser;
2º Tesoureiro: Paulo Spagnolo;
Diretor Esportivo: Vicente Delai; |