As águas termais já estão imergindo da terra em uma nova fonte nas Termas Piratuba. O anúncio é do diretor-presidente, Joelson Medeiros, que oficializou a conclusão do novo poço do parque, em um ato oficial.
O momento foi acompanhado por diversas autoridades locais, incluindo o prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), gestores públicos, vereadores, empresários locais, conselheiros e funcionários da Companhia Hidromineral, empresa de economia mista fundada em 1975, para administra o complexo termal.
A história de Piratuba está intimamente ligada ao cenário de transformações, que inicia em 1964, quando a Petrobrás, na tentativa de prospectar petróleo na região, perfura um poço de 2.271,30 metros, encontrando um lençol de águas sulfurosas, a 674 metros de profundidade, fazendo aflorar o mineral a temperatura de 38,6 graus.
A prospecção passou por diversas fases e após atingir a marca de 500 metros de profundidade, as equipes iniciaram o revestimento de parede, com o uso de um tubo em aço carbono, com 14 pol. de diâmetro. Os primeiros 200 metros perfurados, recebem o tratamento, que é completado com concreto pressurizado.
Segundo o diretor-presidente das Termas Piratuba, Joelson Medeiros, para entrar em funcionamento, a nova fonte deve passar por uma ampla análise que vai detectar a necessidade de uso de sistema de bombeamento, estudo de diferentes vazões e níveis de bombeamento, além da análise de qualidade, propriedade e temperatura da água, que é realizado pela Rede de Laboratórios de Análises Minerais - (LAMIN), único laboratório do país, apto tara tais avaliações.
A perfuração da nova fonte, atende uma antiga demanda, que é a manutenção da temperatura da água na época de inverno, visto que, para que isso aconteça existe a necessidade de um grande volume de água termal, com contínua alimentação das piscinas, para manter a temperatura ideal.
Pelas informações do diretor-presidente das Termas Piratuba, Joelson Medeiros, o poço atingiu aproximadamente 740 metros de profundidade e apresenta uma vazão de cerca de 100 metros cúbicos/hora de água, com revestimento nos primeiros 200 metros com tubulação específica e terá diâmetro variado ao longo da profundidade.
Iniciadas em meados de outubro de 2022, as obras com investimentos aproximados de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais), forma concluídas com êxito, no início desta semana. Após a limpeza da tubulação, as águas jorraram oficialmente no início da desta quinta-feira (27), emocionando o prefeito Bile e marcando o início de um novo período para as Termas de Piratuba, atrativo turístico do interior de santa Catarina, que é sinônimo de lazer e tranquilidade! |