Conforme a Polícia Rodoviária Federal, foram 9,8 quilos de pedras que podem ser esmeraldas e que estavam no veículo com placas de Concórdia que era ocupado por quatro pessoas, dois casais. A abordagem ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 13, no pátio de um posto de combustíveis às margens da BR 470, em Rio do Sul. O material estava acondicionado em duas bolsas e no porta-malas.
A abordagem foi feita após uma denúncia anônima. Todos estavam em um Fiat Fastback, placas de Concórdia. De acordo com a PRF, parte das pedras já estava lapidada e outras estavam em estado bruto.
De acordo com a polícia, O motorista afirmou que adquiriu as gemas através de sites na internet e que as usaria para comprar veículos na região do Alto Vale do Itajaí. Segundo ele, o valor da mercadoria seria de aproximadamente R$ 300 mil.
O material foi apreendido e será encaminhado para a Agência Nacional de Mineração, AMN, para verificar a autenticicade e a possível procedência das pedras. Os envolveidos foram liberados pela Polícia Federal, em Itajaí, mas podem responder pelo crime de usurpação de patrimônio da União. Segundo a lei 8.176/91, o transporte e a comercialização de matéria-prima pertencente à União, sem autorização legal, constitui crime contra a ordem econômica. |