NOTÍCIAS
GALERIAS
MURAL DE RECADOS
PARCEIROS
ANUNCIE NO SITE
BANDAS E DJ's
RÁDIOS
Cadastre-se e fique por
dentro das novidades.
Nome:
Email:
Cadastrar
Descadastrar
 
Buscar:
31/03/2023
|
Segurança em Concórdia é tema de Audiência Pública


Na última quinta-feira dia (30) foi realizada, na Câmara de Vereadores de Concórdia, uma Audiência Pública sobre a segurança pública no município, e contou com a participação do proponente, o Presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Ferri, Juiz Ildo Fabris Júnior, da 1ª Vara Cível e Diretor do Foro da Comarca de Concórdia, Dra. Ediana Grenzel Person, Delegada Regional da Polícia Civil, Christopher Rudolf Froehner, Tenente Coronel do 20º Batalhão da Polícia Militar e Wagner Bee, Secretário Municipal de Gestão Urbana, representando o Prefeito, Juliano Camillo, Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários e Jair Ortigara, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar.

A audiência iniciou com a apresentação de diversos vídeos, documentados por moradores, especialmente da Rua Luiz Delfino, onde há grande escalada da violência e da perturbação ao sossego.

Na sequência houve manifestação do Tenente Coronel Froehner, que afirmou enfaticamente sobre a situação “não perdemos o controle, a nossa polícia militar, as nossas forças de segurança, polícia militar e polícia civil, nós trabalhamos de forma estratégica, técnica e tática no tocante a questões de segurança pública em qualquer município em que estejamos no combate”.

A Delegada Regional Dra. Ediana, apresentou números e dados e salientou com a polícia civil trabalha de forma investigativa, e que desde 2019 estão com um forte trabalho contra organização criminosas no município. A oportunidade também falou sobre o Projeto Concórdia Mais Segura, no qual consiste em integrar as câmeras de vigilância, instaladas em estabelecimentos comerciais, ao sistema da Polícia Civil, e possibilita que os policiais obtenham as imagens desses estabelecimentos com muito mais rapidez.

Os participantes manifestaram experiências pelas quais estão passando nos últimos tempos, e especialmente em alguns pontos da cidade, sendo próximo a rótula da BRF, e Rua Luiz Delfino.

O Juiz Ildo Fabris Júnior apontou que o limite para atuação é a lei, e que as pessoas não entendem que a norma processual penal vigente no Brasil, que é muito branda “dentro da lei posso avalizar o trabalho da polícia militar e da polícia civil”. Outra questão levantada pelos participantes foi o uso de drogas, e o Juiz apontou que esse detalhe muitas vezes passa despercebido “esse problema não é a lei, é a falta de políticas públicas, falta de resolver o problema que é o uso das drogas”.

Entre as soluções, o Tenente Coronel explicou que já existem estratégias encaminhadas com a Prefeitura, e ainda sugeriu a adequação da ocupação urbana, sendo essa especificamente a Praça da BRF, sendo transformada em uma praça de trânsito, ou seja, sem espaços para que as pessoas permaneçam.

O secretário Wagner Bee, apresentou que estiveram reunidos com para tratar sobre um convênio que está sendo construído em uma ação multidisciplinar para agir em várias plantas, e assim alterando alguns itens do código de postura, trazendo ainda mais força jurídica as forças policiais agirem, e reforçou que esses processos de apreensão administrativa e recolhimento de bebidas vão acabar inibindo essa situação.

O presidente do Legislativo finalizou a audiência buscando a solução, sendo que hoje há um convênio que está sendo efetuado junto o Executivo, onde trará maior autonomia a polícia, o qual deve ser acelerado para a efetivação. Bem como o Presidente sugeriu que seja cobrada uma atuação maior dos Agentes de Trânsito, que possam fazer o controle do trânsito, pequenos acidentes e também do patrimônio público, e cobrou que há nove agentes que podem ser efetivados imediatamente, o Presidente assumiu o compromisso de cobrar e fiscalizar as ações e reforçou que tudo isso é parte da solução.

Estiveram presentes os vereadores Closmar Zagonel, João Cardoso, Fernando Busetto, Margarete Poletto Dalla Costa e Vilmar Comassetto, além de representantes da ACIC, CDL, CONDECON, IGR Turismo e FIESC.
Fonte: Luara Lis/Ascom/CVC
VEJA TAMBÉM
23/11/2024 - Expo Xaxim é confirmada para 2025 e shows são anunciados; confira
23/11/2024 - Dal Piva outra vez! Advogado é reeleito na OAB Concórdia para um novo mandato
23/11/2024 - Não fica! Concórdia anuncia saída de William Alves
23/11/2024 - Concórdia é ouro na equipe feminina e bronze na equipe masculina do Tênis de Mesa nos JASC
23/11/2024 - Handebol Feminino de Concórdia fica com a prata nos JASC em jogo emocionante
22/11/2024 - Concórdia renova com Péricles autor do gol do título
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet