Iniciada nesta semana, ao menos no calendário na segunda-feira (20), a estação do outono deverá ser de oscilações nas temperaturas e com chuva abaixo da média para época. Tal situação, preocupa ainda mais os produtores rurais que dependem de uma condição climática favorável para o desenvolvimento das lavouras e pastagens.
Em entrevista especial ao jornalismo da emissora, o engenheiro-agrônomo Ronaldo Coutinho, afirma que a "estação das folhas" será marcada pela oscilação das temperaturas, principalmente as máximas, e a chuva deverá seguir de maneira irregular em toda a região.
"Teremos alguns dias característicos da estação, mais forte na parte final que é entre o final do mês abril e maio e mais quente no início, que é no final de março e início de abril em diante. A chuva será bem irregular, se vai ficar acima ou abaixo da média, isso pouco importa, porque o problema é a distribuição. De nada adianta registrar um volume acima se após isso passar vários dias sem chover. Então, continuará irregular, podendo ficar até acima em alguns pontos do estado.", prevê o meteorologista.
Sobre a oscilação prevista para este ano durante toda a estação do outono, Coutinho diz que é normal, mas em 2023 ela pode ser mais acentuada em razão dos fenômenos La Niña e El Niño.
"Essa grande oscilação é normal, característico da estação, mas esse ano deverá ser mais acentuada pelo fato de estarmos saindo de uma situação de La Niña para El Niño e isso faz com que o clima fique bem "bagunçado", pelo menos neste primeiro semestre, até o El Niño se definir completamente no oceano e na atmosfera, que vai ser mais na segunda parte do inverno, ou seja, mês de julho para frente, teremos muitas oscilações. Em alguns momentos vai chover mais, outros menos, frio e calor, tudo simultaneamente.", explica.
Por fim, poderemos ter um inverno mais úmido e com chuva mais frequente a partir do início da estação, marcada por baixas temperaturas. Ronaldo Coutinho prevê que o mês de abril pode surpreender, com temperaturas mais agradáveis para o período e a população deve considerar as condições do clima e não se basear pela data no calendário.
"A medida que o Oceano Pacífico vai se definindo pelo El Niño, a chuva deverá aumentar em toda a Região Sul, e, com isso, provavelmente teremos um inverno úmido. Em abril, poderemos ter temperaturas mais agradáveis, nem muito acima e abaixo da média, mas com extremos: alguns dias de frio forte e outros de calor, que é a característica da meia estação. ", pontua.
"A parte inicial do outono puxa mais para o verão, já a final mais para o inverno. A parte inicial do outono é a primeira quinzena de abril e a parte final é a primeira quinzena de maio. Esqueçam o calendário, estou falando em relação ao clima", finaliza. |