A partir de agora todas as 53 doenças de notificação como Influenza, Covid, Dengue, Leptospirose, Hantavirose, entre outras, serão coletadas de pacientes internados no Hospital São Francisco por uma profissional da Secretaria Municipal da Saúde de Concórdia. O município firmou uma parceria com o hospital, que fez a cedência de uma sala, onde o serviço ficará concentrado.
A vigilância hospitalar foi instituída pelo Ministério da Saúde no ano de 2010, com o intuito de otimizar a assistência hospitalar ao paciente internado com agravos de notificação compulsória. O município de Concórdia através da Vigilância Epidemiológica atende a todos as cidades da Amauc, com notificação, investigação, coleta e envio de amostras de exames para o LACEN - Laboratório de Saúde Pública, e acompanhamento de internados.
Com a implementação da equipe do município da Vigilância Intra Hospitalar, o atendimento ao usuário se torna mais eficaz e com maior agilidade para diagnóstico, coleta, investigação e envio de amostras de agravos de notificação compulsória. O serviço iniciou na última segunda-feira, dia primeiro. Até o mesmo, o teste do pezinho em recém nascidos, que ficam internados, também serão realizados pela profissional.
|