Morreu aos 73 anos Wanderley Tribeck, conhecido como Wandeko Pipoca, o primeiro palhaço Bozo da TV brasileira, nesta terça-feira (19), no Hospital Ruth Cardoso em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina.
Ele chegou a ser atendido pela equipe de socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), com possível IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), mas não resistiu.
Wandeko foi o primeiro palhaço Bozo do SBT, antes mesmo da emissora ter esse nome.
Antes de ser famoso, Wandeko tentava a vida no show de calouros, quando, em 1980, recebeu uma ligação do cantor Ary Sanches, que trabalhava na então TVS o convidando para um teste para ser o palhaço Bozo.
Larry Harmon, dono dos direitos autorais do Bozo, aprovou Wandeko, que foi contratado no mesmo ano, desbancando gente consagrada, como Moacyr Franco. A informação é da Wikipédia.
De 1980 até 1982 na TVS, agora a atual SBT, Wandeko Pipoka comandou e apresentou o programa infantil Bozo. Depois, desentendeu-se com a direção e saiu da emissora de Silvio Santos.
O palhaço chegou a gravar um disco e um compacto como Bozo. O LP rendeu um disco de ouro e outro de Platina. Em 1982, após o nascimento da filha, saiu da maternidade maquiado e foi dirigindo para gravar o programa.
Ele afirma que na época tinha o maior salário da TV brasileira e recebia em dólar.
|