NOTÍCIAS
GALERIAS
MURAL DE RECADOS
PARCEIROS
ANUNCIE NO SITE
BANDAS E DJ's
RÁDIOS
Cadastre-se e fique por
dentro das novidades.
Nome:
Email:
Cadastrar
Descadastrar
 
Buscar:
28/06/2018
|
Cuidados com a saúde bucal na terceira idade.


Do nascer ao envelhecer, acontecem várias transformações no nosso corpo, nossa mente e, claro, nos nossos dentes. O tempo passa, mas o cuidado com a saúde bucal fica para toda vida. Desde que tenham sempre bons hábitos de cuidar, os nossos dentes podem durar a vida inteira.

Apesar de todo o cuidado, existem problemas bucais que são bem comuns nessa fase da vida e que você precisa conhecê-los. São comuns a ocorrência de gengivite, doença periodontal, que afeta gengiva e ossos que suportam o dente, cáries, lesões bucais pela má adaptação das próteses e a xerostomia (boca seca).

A gengivite (inflamação na gengiva), é um problema que afeta pessoas de todas as idades e que pode se tornar muito sério (progredir a uma doença periodontal), especialmente em pessoas de mais de 40 anos. Vários fatores podem agravar a gengivite, inclusive: má alimentação; higiene bucal inadequada; doenças sistêmicas; fatores ambientais, tais como o estresse e o fumo; e certos medicamentos que podem influenciar os problemas gengivais.

As pessoas mais velhas se queixam de boca seca com frequência. Este problema pode ser causado por medicamentos ou por distúrbios da saúde. Se não tratado, pode prejudicar seus dentes. Seu dentista pode recomendar vários métodos para manter sua boca mais úmida, como tratamentos ou remédios adequados para evitar a boca seca.

Enfermidades preexistentes (diabetes, problemas cardíacos, câncer) podem afetar a saúde da sua boca. Converse com seu dentista sobre quaisquer problemas de saúde existente para que ele possa ter uma visão completa da situação e para que possa ajudar você de forma mais específica.

Nessa fase, é comum os dentes ficarem mais sensíveis. Com o passar do tempo, pode ocorrer a retração gengival, fazendo com que a raiz dos dentes, que não possuem a proteção do esmalte, fiquem expostas. Estas áreas podem ser particularmente doloridas quando atingidas por alimentos quentes, frios e doces. Se seus dentes estiverem muito sensíveis, experimente um creme dental apropriado. Se o problema persistir, é melhor consultar o dentista.

Já as próteses dentárias, porém, acabam se tornando mais frequentes na vida dos idosos e é importante salientar a conscientização da higienização das mesmas, tornando significativo para vida útil dela e, com isso, certos cuidados são necessários.

Algumas pessoas têm dúvidas de como realizar a higiene correta da prótese. Mas a verdade é que apesar de ser um processo que requer muito cuidado e paciência, não tem segredo algum. Diariamente, comece enxaguando bem para remover todos os resíduos alimentares, em seguida, escove a prótese com uma escova com cerdas macias ou uma escova específica para prótese com sabonete neutro e finalize escovando a cavidade oral com creme dental. O ideal, é não utilizar a mesma escova que é higienizada a prótese para limpeza oral, utilize duas escovas macias para cada situação.

Outros métodos de higienização conhecido como método combinado, seria a escovação citada acima, complementando meios químicos como, a imersão da dentadura (Foto 1) em um copo com água e 15ml de hipoclorito de sódio (água sanitária) durante 15 minutos, ideal fazer a cada 4 dias. Para a prótese que contém aquele ferrinho (Foto 2), imergir em um copo com água e 15ml de vinagre de maçã ou pastilhas efervescentes (peróxidos alcalinos) durante 20 minutos, já esse pode ser feito todos os dias. E não esquecendo de escovar toda a cavidade oral com um creme dental, desta forma, podemos ter excelentes resultados satisfatórios na higienização.

Por fim, recomenda-se a remoção das próteses quando for dormir, deixando-as mergulhada em um copo com água, o que permite o descanso da mucosa e uma melhor circulação sanguínea.

Não podemos esquecer que a boca é parte integrante e inseparável do restante do organismo. É pertinente lembrar que a consulta periódica ao cirurgião-dentista é de extrema importância para a promoção e manutenção da saúde bucal, em qualquer faixa etária, mas principalmente na idade avançada, onde tantas transformações acontecem.
  
Fonte: Dra. Larissa Restelato. CRO/SC 16521
VEJA TAMBÉM
24/04/2024 - Anac investiga mulher que fez ‘chuva de dinheiro’ em praia de Balneário Camboriú
24/04/2024 - Brusque vence o Mirassol em sua estreia na Série B do Brasileiro
24/04/2024 - Balneário Camboriú ganhará Túnel de Vento que simula queda livre a 300 km/h
24/04/2024 - Prefeitura de Concórdia estuda possibilidade de utilizar o Sesi para os JASC
24/04/2024 - Feira Bem Casados acontece em junho em Chapecó agora em novo local..
23/04/2024 - Alargamento da praia em Itapema já promove valorização podendo tornar a cidade líder nacional
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet