NOTÍCIAS
GALERIAS
MURAL DE RECADOS
PARCEIROS
ANUNCIE NO SITE
BANDAS E DJ's
RÁDIOS
Cadastre-se e fique por
dentro das novidades.
Nome:
Email:
Cadastrar
Descadastrar
 
Buscar:
25/06/2018
|
Saúde bucal infantil: entenda a importância de ensinar bons hábitos para as crianças.


Ter os dentes são de fundamental importância para desfrutar de uma infância saudável e, por isso, a motivação e a incentivação das crianças frente aos cuidados da saúde bucal, se torne ainda mais necessário.

Antes mesmo do nascimento dos dentes, devemos higienizar a gengiva, bochecha e língua com fralda limpa ou gaze umedecida com água filtrada ou fervida. Isto tem a finalidade de criar hábitos de higienização para o bebê.

Assim que o primeiro dente aparecer, deve-se iniciar a higienização com escova de dente, introduzindo-a aos poucos para o bebê se acostumar. A escova deve ser de acordo com a idade do bebê, sempre macia e pequena.

E para ajudar seu filho a proteger seus dentes e gengiva e a reduzir o risco de cáries, ensine-o a seguir os seguintes passos:

• Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor. Com respeito às pastas dentais, somente aquelas que contêm igual ou mais de 1000 partes por milhão (ppm) de flúor, são encontradas no verso das pastas dentais infantis (Foto 1). O flúor, tem efeito protetor contra a cárie, por isso seu uso é recomendado desde a erupção dental, mas em pequena quantidade, equivalente a um grão de arroz cru para as crianças que não sabem cuspir e para aquelas que já conseguem, corresponde a um grão de ervilha (Foto 2).

• Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva. A introdução deve ser feita a partir do real contato entre os dentes vizinhos, ou seja, a partir do momento em que existirem dois dentes unidos. Evitando assim, que esta placa endureça e se transforme em cálculo dental. Depois que o cálculo se forma, só o dentista pode removê-lo.

• Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam a cáries.

• Ir ao dentista para exames regulares, é de extrema importância que os pais não esperem os filhos terem problemas bucais para levá-los à sua primeira consulta ao dentista. Além disso, acostumar as crianças com o ambiente do consultório dentário, faz com que o relacionamento da família e do profissional com os pequenos seja mais natural e pode trazer uma experiência mais prazerosa para a criança. Fique atento também às consultas de rotina, ao menos de 6 em 6 meses para checar como anda a saúde da criança.

Os pais ou responsáveis devem fazer a higiene bucal até que a criança tenha coordenação motora para realizá-la. Crianças pequenas não conseguem escovar sozinhas seus dentes de forma eficaz, portanto, os adultos têm a responsabilidade de realizar a higiene da criança. A partir do momento que a criança tiver coordenação motora até a adolescência é necessária a complementação e/ou supervisão dos pais ou responsáveis.

Tome bastante cuidado com os dentes de leite de seu bebê. Eventualmente, eles cairão, mas até que caiam, os dentes do bebê desempenham uma função importante, no auxiliar a criança a morder e mastigar alimentos, além de falar claramente.

Incluindo pequenos hábitos de higiene na rotina dos seus filhos, é possível evitar diversos problemas futuros relacionados com a sua saúde bucal, como uma inconveniente cárie, por exemplo. Como os filhos são o espelho dos pais, esse acompanhamento desde pequeno faz com que eles se tornem adultos mais conscientes da importância dos cuidados bucais. Consequentemente, eles irão transmitir esse aprendizado aos seus futuros filhos, perpetuando os hábitos de higiene e garantindo gerações com sorrisos cada vez mais saudáveis.
  
Fonte: Dra. Larissa Restelato. CRO/SC 16521
VEJA TAMBÉM
19/04/2024 - JUVENTUDE empresta dois jogadores para o Concórdia para o Brasileirão D
18/04/2024 - Concordiense Peeter Lee Grando é o pré-candidato a prefeito em Bal Camboriú
18/04/2024 - Santa Catarina registra a primeira geada de 2024
18/04/2024 - Tio Paulo: o que diz laudo do idoso morto levado ao banco pela sobrinha para pegar empréstimo
18/04/2024 - Contorno Viário Norte em Concórdia permanece interditado após detonação de rochas
18/04/2024 - Pacheco diz acreditar que Concórdia não terá mais UFFS
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet