NOTÍCIAS
GALERIAS
MURAL DE RECADOS
PARCEIROS
ANUNCIE NO SITE
BANDAS E DJ's
RÁDIOS
Cadastre-se e fique por
dentro das novidades.
Nome:
Email:
Cadastrar
Descadastrar
 
Buscar:
21/06/2018
|
Bruxismo, conheça seus sinais e sintomas e como tratar.


O que é o bruxismo?

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - o bruxismo é uma parafunção caracterizada como ranger ou apertar dos dentes durante os movimentos não funcionais da mandíbula que pode ser noturno ou até mesmo diurno. É capaz de deixar os dentes doloridos, sensíveis, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados (Foto 1), como também, levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula (ATM), desenvolvendo uma disfunção têmporomandibular (DTM).

Como saber se tenho bruxismo?

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger os dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

Outros possíveis sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço, onde seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

Como o bruxismo é tratado?

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Seu dentista fará perguntas apropriadas e examinará detalhadamente seus dentes. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

• O uso de um dispositivo oral quando dormir: feito sob medida pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores (Foto 2). Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.

• Medidas terapêuticas: como relaxantes musculares, analgésicos e anti-inflamatório, têm sidos prescritos para auxiliar na diminuição de tensão muscular.

• Mudanças de comportamento do indivíduo: como o estresse e a ansiedade são dois fatores fundamentais no aumento dessa tensão, um tratamento psicológico consiste em diminuir e controlar o estresse do paciente, através de técnicas de relaxamento e terapia comportamental, que tem por finalidade a correção de hábitos pessoais e fatores ambientais.

• Terapias de suporte: como a fisioterapia, ela tem uma importância substancial no tratamento do bruxismo. As diversas técnicas de terapia manual e modalidades de eletroterapia são fortes aliados capazes de restabelecer as funções normais do aparelho mastigatório e eliminar os sintomas, como a termoterapia, os Tens (estimulação eletroneural transcutânea) e até a acupuntura.

Vários outros meios, que contribuem para a diminuição do bruxismo é, ter uma qualidade de sono, que consiste em: respeitar a hora certa para dormir e acordar (ter um horário regular de sono); ter um sono em que ocorra descanso físico e mental ao acordar (muitas vezes é mais importante a qualidade e não a quantidade); optar por ambientes sem luz e sem barulho (estes estímulos dificultam o sono profundo); evitar bebidas alcoólicas ou estimulantes antes de dormir; exercitar-se todos os dias e ter uma vida ativa. O sono, ou estado de inconsciência fisiológica, é de essencial importância na vida humana, na medida em que promove o descanso do corpo e da mente.

Evitar o excesso de bebidas xânticas, como café, refrigerantes à base de cola e o abuso de drogas, inclusive do álcool e do tabaco. De todas estas substâncias, o tabaco parece ser o mais fortemente relacionado à está parafunção, levando a uma maior atividade muscular.

A toxina botulínica, ou botox, ganhou fama nos tratamentos estéticos por retardar o aparecimento de rugas e disfarçar as marcas de expressão. Agora, o botox passou a ser usado com sucesso em aplicações que vão muito além da beleza, tem sido muito utilizada para controlar os quadros de bruxismo. Não garante a cura e, sim, apenas o controle do quadro sendo aliado às placas de mordida.

Sendo assim, não há um tratamento específico, mas cada indivíduo deve ser avaliado individualmente, tratado de acordo com suas necessidades e a colaboração do paciente nesses casos, é imprescindível, para se obter um bom sucesso no tratamento.
  
Fonte: Dra. Larissa Restelato. CRO/SC 16521
VEJA TAMBÉM
27/03/2024 - FEMIX 2024 é oficialmente lançada em Concórdia
27/03/2024 - Tecladista da banda Nenhum de Nós morre aos 58 anos
27/03/2024 - Deputado Neodi Saretta anuncia quase R$ 3 milhões em emendas para Concórdia
27/03/2024 - Prefeitura implanta iluminação no trevo de acesso a Barra Bonita
27/03/2024 - Inicia a revitalização da SC-355 (Jaborá/Catanduvas)
26/03/2024 - Iniciada a montagem das estruturas para a Efaics 2024
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet