A chegada de numa nova variante do coronavírus, que transmite a covid-19, deixa autoridades de saúde atentas em todo o mundo. Chamada de XEC, a nova versão do vírus já está no Brasil e também foi identificada em Santa Catarina, onde, pelo menos, dois casos já foram confirmados a partir da nova cepa, que pode ser mais transmissível que as anteriores.
O município de Concórdia vive uma alta de diagnósticos positivos de covid-19. Em outubro, durante apenas quinze dias, já são 73 pessoas contaminadas. O número pode não parece alto se comparado ao auge da pandemia. Mas quando analisados os dados de setembro, o cenário da doença chama atenção. Em todo o mês anterior, foram 18 casos, ou seja, já houve um crescimento de 305% de positivados.
Até o momento, não há informações se esse aumento está relacionado à nova variante ou não. Mas, ainda assim, mesmo sem casos graves, a situação já causa preocupação em função dos números, especialmente em relação às pessoas mais vulneráveis, como idosos e aquelas que possuem comorbidades, conforme destaca a secretaria de saúde de Concórdia, Leide Mara Bender.
Até a última terça-feira, dia 15, exatamente na metade do mês, Concórdia tinha 24 casos ativos - pessoas em tratamento contra a doença. No total, são 36.967 positivados desde o início da pandemia. Recentemente, a média diária tem ficado sempre em torno dos 12 a 15 novos casos, com tendência de alta. |