NOTÍCIAS
GALERIAS
MURAL DE RECADOS
PARCEIROS
ANUNCIE NO SITE
BANDAS E DJ's
RÁDIOS
Cadastre-se e fique por
dentro das novidades.
Nome:
Email:
Cadastrar
Descadastrar
 
Buscar:
21/08/2024
|
Aluna mais idosa da Apae de Ponte Serrada celebra 100 anos de vida


A aluna Eva Cordeiro dos Santos celebrou nesta terça-feira, dia 20 de agosto, 100 anos de vida. A mulher é a mais idosa entre os educandos do Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caesp) da Apae de Ponte Serrada, no Oeste catarinense.

Atualmente, Eva, que tem deficiência intelectual moderada, reside no Lar dos Velhinhos São Roque. O aniversário foi comemorado junto com amigos e funcionários da instituição, que prestou homenagens a centenária.

De acordo com Marlene Acunha, diretora do Caesp/Apae, mesmo com 100 anos, Eva ainda frequenta a instituição e demonstra interesse nas atividades pedagógicas e jogos como dominó, memória e quebra cabeça. Além disso, a idosa também participa de projetos com uso de papel reciclado e estopa automotiva.

Um século de histórias

Com um século de histórias e experiências, a vida de Eva é um testemunho de força e resiliência. Natural de Machadinho, no Rio Grande do Sul, a mulher que nasceu em 1924, perdeu a mãe ainda pequena e precisou morar com a madrinha em Concórdia. Depois de um tempo, perdeu o contato com ela também.

Não se sabe ao certo quando a idosa começou a residir em Ponte Serrada, mas durante o período, morou com conhecidos na Vila CTG Pouso dos Tropeiros, que se responsabilizaram cuidando dela.

Em julho de 2006, com 82 anos, a Assistência Social da cidade encaminhou Eva para o Lar dos Velhinhos, pensando em uma maior qualidade de vida, interação social e convivência da moradora.

Ainda no mesmo ano, os coordenadores do lar perceberam a necessidade de encaminhá-la para uma Avaliação Diagnóstica Multidisciplinar, momento em que Eva foi diagnosticada com deficiência intelectual moderada, um atraso cognitivo caracterizado por desatenção, fluxo lento de ideias, erros perceptivos e dificuldade em associações.

Infelizmente, Eva nunca foi procurada ou recebeu visitas de familiares. Mesmo assim, a mulher demonstra satisfação em se dedicar e contribuir nas tarefas diárias do lar. A comemoração foi marcada por momentos de alegria e reconhecimento, celebrando não apenas a longevidade, mas também a importância do carinho e do cuidado com os idosos na comunidade.

Fonte: Portal Oeste Mais - FOTO DIVULGAÇÃO
VEJA TAMBÉM
15/08/2025 - Pegoraro cobra retomada do Torneio Internacional de Xadrez em Concórdia
15/08/2025 - Professor é afastado em Chapecó após mostrar foto inapropriada para alunos
15/08/2025 - Conheça as 12 finalistas do concurso que elegerá a nova Rainha de Seara
15/08/2025 - Julgamento de Bolsonaro e aliados começa em 2 de setembro, define STF
15/08/2025 - Advogada flagrada em ato íntimo com preso em SC é investigada pela OAB
14/08/2025 - Estado de saúde de Faustão: esposa se pronuncia e revela força do apresentador
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet